Por João Pedro Teles Em RMVale

Evento em São José reúne jovens com histórias inspiradoras

Encontro segue a linha do mundialmente conhecido TED

8thaysmartinesborisdiesel

Autora do livro 'Minha Vida com Boris', Thays Martinez é uma das palestrantes

Daigo Oliva/Agência Conteúdo Expresso

Seguindo o exemplo do mundialmente conhecido TED, evento que reúne pessoas no mundo inteiro para discutir mudanças significativas na sociedade, o SemeAres 2017 reúne, neste sábado (22), em São José,  uma série de palestrantes que promovem transformações sociais de grande impacto na sociedade.

O evento acontece no Teatro Univap, às 13h, e reúne desde um deficiente visual que travou briga judicial com o Metrô para garantir acesso de cães-guias nos trens; até um advogado que abandonou carreira para acolher pobres e moradores de rua.

Nas 7 palestras que acontecerão durante toda a tarde, o objetivo é inspirar jovens por meio das histórias de pessoas que conseguiram realizar feitos importantes utilizando, para isso, poucos recursos e muita força de vontade.

Cada palestra dura cerca de 15 minutos. Todas elas se baseiam em práticas e histórias. Esta é a sétima edição do evento que é realizado anualmente pelo Instituto SemeAres. Este ano, o encontro tem como tema “Cidadania e Inclusão- Fazendo as Coisas Acontecerem”.

“Acreditamos que a prática da cidadania e inclusão pode transformar a nossa realidade e construir um mundo melhor. Neste SemeAres teremos a oportunidade de conhecer profissionais que estão fazendo acontecer essas transformações sociais. São pessoas inspiradoras, que desenvolvem ações e projetos impactantes em diversas áreas”, afirma Aldo Teshima, presidente do Instituto Semear, organização sem fins lucrativos que apoia universitários em situação de vulnerabilidade social.

Confira abaixo a relação completa de palestrantes desta edição:

Thays Martinez
Autora do livro "Minha vida com Boris", Thays é deficiente visual, formada em Direito pela USP, com especialização em Direitos Transindividuais, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e fundadora do IRIS (Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social). O livro conta o cotidiano da advogada, que é cega desde os 4 anos, sua relação com o cão-guia Boris e a batalha judicial que travou para obter direito de entrar com o animal nos trens do metrô.

Edgard Gouveia Junior
Arquiteto e urbanista, pós-graduado em jogos cooperativos, atua também como consultor internacional na Europa, América do Norte e Ásia, onde aplica tecnologias sociais como World Café, Danças Circulares, Comunicação não Violenta e Jogo Oasis. Edgard é o idealizador do Play The Call, uma gincana mundial online que tem tarefas concretas no mundo real. Ele acredita que o engajamento social deve ser feito por meio de ações rápidas, divertidas e sem botar a mão no bolso.

Pedro Henrique de Cristo
Formado em Administração de Empresas, com mestrado na Universidade Harvard (EUA), Pedro trabalha em favelas do Rio de Janeiro. Ele é fundador do Cidade Unida, projeto que planeja ações nas áreas de saúde, saneamento, cidadania, segurança e educação e sua aplicação em comunidades pobres. Com o uso da tecnologia e mobilização de pessoas, Pedro causa impacto social, econômico e ambiental nas favelas e em toda a cidade do Rio de Janeiro.

Reinaldo Fernandez Leite
Formado em Direito, abandonou a sua bem-sucedida carreira de advogado para se dedicar a cuidar de seres humanos que são invisíveis para a maioria da sociedade. Reinaldo fundou a Fraternidade Casa de Assis, um complexo com 11 casas no Vale do Paraíba, que acolhe mais de 600 pessoas, resgatadas de condições de extrema vulnerabilidade social. Fundada em 1999, a Casa de Assis é baseada no trabalho por amor ao próximo e tem como missão dar dignidade humana a pessoas que vivem à margem da sociedade.

Leandro Ygor Loli
Estudante de Engenharia Aeronáutica no ITA e presidente do Centro Educacional Santos Dumont, Leandro já atuou em diversas ações de impacto social com facilitação de programas da Fundação Estudar, disseminação do Movimento Choice pelo seu programa de Embaixadores e captação de recursos para a ONG Renovatio. Sonha transformar a educação do Brasil viabilizando oportunidade de acesso à educação de qualidade para todos.

Mateus José Galvão
Treinador de futebol credenciado pelo Sitrefesp, estuda Educação Física e coordena o projeto de Esportes do Instituto VIDA, em Taubaté. Dedica sua carreira e vida a fazer emergir uma nova consciência, promovendo a transformação social por meio do futsal no Instituto VIDA. Essa ONG idealizada por ele e por sua esposa, Laís Galvão, há quatro anos promove a valorização, a inclusão e o desenvolvimento de crianças e adolescentes com a prática do Esporte e a promoção da Educação, da Arte e da Cultura.

Arthur Martinez
Estudante do último ano de Engenharia Mecânica na UFSC, jovem-semente do Instituto Semear (2012) e ex-aluno do CASDVest, já participou de diversas ações com o objetivo de alterar a realidade de alunos da rede pública na Grande Florianópolis e também na França, onde obteve seu duplo diploma. Foi professor em classes preparatórias para o curso de Engenharia, fez estágio na Renault em Paris e, atualmente, é diretor de ensino do Einstein Vestibulares, cursinho popular de Florianópolis que visa oportunizar o acesso à educação superior de qualidade bem como impactar a vida desses jovens durante a graduação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.