Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Governo analisa criação da Universidade Federal do Litoral Norte

Comissão de Educação aprova Projeto de Lei para abertura da instituição

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16), o Projeto de Lei que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal do Litoral Norte, com possível sede em Ubatuba. A deputada federal Pollyana Gama (PPS) comemorou a conquista em um vídeo divulgado nas redes sociais; confira abaixo:

O projeto, apresentado em 2011 pelo ex-deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB), passou primeiro pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, quando, em outubro de 2015, foi aprovado por unanimidade. A proposta ainda deve passar pela Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas sem previsão de votação.

De acordo com a deputada, a aprovação por maioria na Comissão de Educação já leva o projeto de criação da UFLN para o MEC (Ministério da Educação e Cultura).

“Você tem um colegiado de Estados autorizando que o executivo, dentro das limitações orçamentarias, fique autorizado a fazer este investimento. O mérito está aprovado e segue para o ministério a proposta de autorização. Se eles identificarem que têm aporte e recursos para isso e puder deliberar, poderá se tornar viável”, afirma.

Leia MaisPM faz o parto do próprio filho no banheiro de casa, em UbatubaRegião tem quatro casas no ranking das mais desejadas do Airbnb Estupros no Litoral Norte aumentam 19,3% no 1º semestre, segundo SSP

 

Porém, Pollyana reforça que o processo de criação de uma universidade não e rápido e depende de diversos fatores, como aprovação em mais duas comissões na Câmara dos Deputados.

“O que deixo claro é que entre a aprovação da autorização até concretizar é um longo caminho. Vai depender de cada comissão analisar os pontos referentes a seus critérios, seja jurídico, tributos ou outros, o que acaba prevalecendo às vocações de cada comissão pra análise. No que tenho acompanhado, o MEC tem optado por dar sequência ao trabalho de pesquisa para buscar constituir um polo que acrescente a educação nacional”, diz.

Projeto não prevê quais cursos poderão ser criados, mas sugestão é que beneficie áreas de Turismo e Meio Ambiente

 

Para o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), a aprovação é um importante passo. "Passar o projeto pela Comissão de Educação já é um grande avanço e estou muito otimista com a proposta. Sem dúvida será um salto de qualidade para o ensino em Ubatuba e para o desenvolvimento social, econômico e cultural de toda a região. Vamos acompanhar de perto a criação da Universidade Federal do Litoral Norte aqui em Ubatuba".

Entre as quatro cidades que integram o Litoral Norte, os deputados sugerem que Ubatuba seja a sede da universidade em razão da sua posição territorial, atendendo também os municípios do Estado do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

“Julgamos pertinente o fato de que Ubatuba apresenta posicionamento estratégico para instalação de um campus da universidade federal, pois, para além da localização privilegiada, a cidade conta com o único aeroporto do Litoral Norte e amplas possibilidades para o setor náutico”, explica os relatórios de 2015, do deputado federal Valmir Prascidelli (PT), e de 2017, do deputado federal Lobbe Neto (PSDB).

Cursos

O relatório do projeto de lei não especifica uma área de estudo previsto para a UFLN, mas o tema foi debatido entre os deputados, que acreditam no investimento de pesquisa local, por meio das atribuições naturais do Litoral Norte.

“A gente até chegou a comentar entre nós que seria interessante o investimento em cursos para aprimoramento da parte acadêmica com relação ao oceano, turismo e meio ambiente. Pois ali temos um laboratório natural de pesquisa, a bacia de Caraguatatuba pouco explorada na parte de petróleo e outras possibilidades“, afirma Pollyana Gama (PPS).

MEC

O Governo Federal, por meio da assessoria de Imprensa do Ministério da Educação, declarou que ainda não vai se manifestar sobre a indicação da Câmara.

“Isso é um assunto tratado em âmbito Legislativo. Não tem como falar de projetos e propostas que foram aprovados ainda pelo Congresso Nacional”, afirma em nota.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.