Por Meon Em RMVale

História de superação de Geraldo Rufino marca lançamento da 2ª edição do Empreenda Caraguatatuba

Evento acontece de 18 a 22 de setembro

48723591197_3c49582dde_z_copia

Geraldo Rufino relatou sua trajetória como catador de latinhas 

Foto: Divulgação/PMC                                                                                                                                                                              

 

O lançamento da 2ª edição do Empreenda Caraguatatuba foi marcado pela palestra “Quais São Seus Valores?”, com empresário e escritor, Geraldo Rufino, nesta última quarta feira (11).

Coordenado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, o 2º Empreenda Caraguatatuba reúne mais de 110 expositores de diversos ramos da RMVale e nove estabelecimentos na praça de alimentação, incluindo três ocupantes de espaços sorteados entre participantes do 14º Caraguá a Gosto, entre os dias 18 e 22 de setembro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Além dos expositores, o lançamento contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; do vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar; do secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e de Administração; Pedro Ivo de Sousa Tau; do gerente regional do Sebrae/SP, Jardel José Busarello; do gestor do Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba e do Litoral Norte, Eduardo Hilário; do diretor-geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Sávio Luiz dos Santos; do presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP),Thiago Fabrette; e dos vereadores Renato Leite Carrijo de Aguilar e Aguinaldo Pereira da Silva Santos; e de diversos secretários municipais.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o 2º Empreenda Caraguatatuba é a chance dos empresários da região se fortalecerem. “É o segundo ano desse evento, que reúne os melhores empreendedores da cidade e da nossa região para trocarem ideias e fomentar negócios”, disse por meio de sua assessoria.

A Palestra

Durante uma hora e meia, Geraldo Rufino relatou o início de sua trajetória e vida e profissional como catador de latinhas em um lixão de São Paulo, passando pelas seis vezes que quebrou, incluindo perda do dinheiro das latinhas escondidas em terreno baldio, que cedeu lugar a um campo, até se tornar empresário do ramo automotivo, escritor e palestrante, sem esquecer à importância do legado de sua mãe.

Para Rufino, as oportunidades não surgem por acaso. “‘O brasileiro é muito bom, mas só precisa de oportunidade.’ Sou o primeiro a defender  essa frase, porque realmente o brasileiro é muito bom, porém você não ganha as oportunidades, você as cria com a sua iniciativa, com a sua fé.  A vida é feita de escolhas, então procure as melhores escolhas”, aconselhou.  “‘Qual é a melhor escolha?’ É a que você tem para hoje. ‘O Que você pode fazer hoje?’ ‘Catar latinhas?’ Então essa é a melhor escolha. Deus não sacaneia ninguém. É o que você tem ‘pra’ hoje! Faça o melhor possível. Quando arrumei o emprego de office boy (no Playcenter) aos 13 anos, meus patrões eram judeus, alemães. Eu não queira saber de nada. Eu queria saber do seguinte: eles me deram uma vaga com 13 anos e eu vou ser o office boy que faz a diferença. Eu trabalhava 12 horas por dia, mas já era acostumado a essa jornada”, relembra.  “Olha como é ruim você acreditar só em coisa negativa, as pessoas diziam que eles eram racistas, que eu não podia nem entrar na sala deles. Com a minha memoriazinha boa, lembrei o que minha mãe dizia lá atrás que eu podia, só dependia de eu quer. Continuei entrando na sala deles. Fiquei lá dos 13 aos 30 anos, de Office boy a diretor. Com 25 anos, já ganhava 81 salários mínimos (da época)”, acrescentou por meia da assessoria do evento.

O empresário falou da força do trabalho em equipe em sua carreia. “Para vocês terem uma ideia de que todo mundo é igual, nós temos uma família com 150 empreendedores. As domésticas são doutoras ou empreendedoras. Todo mundo na minha família é bem sucedido porque somos um time, um apoia o outro, um que abriu um CNPJ trouxe o outro. União! Empreenda, o nome já diz: faça alguma coisa. Ficar no sofá não é bom para ninguém, dá depressão e baixa estima. Você precisa querer fazer a diferença. Esse é um evento que todas as cidades deveriam fazer para motivar as pessoas a despertarem o gigante que tem em cada um de nós. Aproveitem o Empreenda Caraguatatuba e façam a diferença. Vocês verão a força que isso tem! Quando começa a discussão esquerda, direita, centro não se chega a lugar nenhum. Agora quando tem união, time, propósito, paixão e orgulho da cidade, o Empreenda torna-se uma oportunidade de mudar de comportamento para impactar a vida de todo o município. Isso pode espalhar e mudar a vida de todo um país porque quando uma cidade se torna referência através do Empreenda, outras começam a copiar Caraguatatuba”, concluiu.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.