Por Meon Em RMVale

HM abre Sindicância para apurar gaze esquecida dentro de paciente

Mãe fez postagem no Facebook denunciando o caso; post viralizou

gaze

O Hospital Municipal de São José dos Campos abriu uma sindicância para apurar o esquecimento de uma gaze dentro de uma criança de quatro anos que passou por uma cirurgia de amígdala na unidade, no último dia 7.

O caso se tornou público após a mãe da criança denunciar o caso pelo Facebook. O post dela relatando o caso foi postado nesta terça-feira (15) e viralizou: foi compartilhado 4.544 vezes, teve mais de 4,8 mil likes e mais de 3 mil comentários.

Segundo o relato da mãe Naiara Germiniani, no Facebook, desde que o filho passou pela cirurgia ele vinha passando mal, com dificuldades para respirar e sem conseguir comer. De acordo com ela, foram várias idas ao hospital. Em todas elas, a criança foi examinada e nada de diferente foi encontrado. “Estava saindo pus do nariz e da garganta dele, com cheiro podre, de carniça. E os médicos da Vila Industrial sempre dizendo que era normal, como se a gente levasse o filho da gente lá por hobby”, escreveu em parte do post.

O caso só foi resolvido após lavar o nariz da criança com muitas seringas de soro, o que teria feito, segundo a mãe, a criança vomitar o pedaço de gaze que estaria fazendo mal.

No final do post a mãe manda um recado para o médico que fez o procedimento: “Doutor otorrino da Vila Industrial, por favor, preste mais atenção nas suas cirurgias, pois são vidas, não bonecos. Fica a dica”, escreveu.

 

Outro Lado

A Prefeitura de São José dos Campos informou que a “Secretaria de Saúde está acompanhando tudo de perto, pois considera um fato grave que merece rigorosa apuração”.

Segundo a Secretaria, a sindicância foi aberta pela comissão de ética do hospital, que é o órgão que tem a competência e o conhecimento para avaliar e definir se houve imprudência ou imperícia profissional.

Além disso, informou que o hospital está em constante contato com a família.

“A criança foi operada no dia 07 deste mês. Depois, passou pelo Pronto-Socorro e permaneceu em observação nos dias 09 e 12. Na segunda-feira (14), após o ocorrido, retornou ao HM. Fez exames (tomografia), foi avaliada e liberada para controle ambulatorial. Nesta quinta-feira (17) está marcada uma nova reunião com a família, onde serão prestados todos os esclarecimentos necessários”, informou a prefeitura.

A nota termina afirmando que a Prefeitura lamenta o ocorrido e se solidariza com a família, colocando-se à disposição para os esclarecimentos necessários.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.