Por Meon Em RMVale

Jacareí terá 11 km de corredor de ônibus a partir de dezembro

O corredor será destinado a ônibus do transporte público, vans escolares e táxis com passageiros e ônibus fretados

jtu_onibus_jacarei

Corredor terá total de 11,2 km de extensão

Reprodução/PMJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe do prefeito Izaías Santana (PSDB) trabalha desde setembro na pintura das faixas exclusivas para ônibus, que entram em operação em dezembro deste ano. Ao todo serão 11,2 km de corredor para o transporte público e as faixas serão dividas entre exclusivas (75%) e compartilhadas (25%).

O sistema de tráfego é implantado no centro da cidade e, de acordo com a secretaria de Mobilidade Urbana, o atual projeto não contempla outras regiões do município.

Segundo Thaís Abreu Nunes, diretora de trânsito do município, a pintura das faixas acontece desde setembro e essa nova sinalização está sendo implantada de forma gradual.

“A sinalização horizontal [as faixas exclusivas] é feita desde setembro e agora, neste mês, vamos iniciar a sinalização vertical com a instalação de placas. A previsão é finalizar os trabalhos ainda em outubro para no mês seguinte forcarmos em ações educativas no trânsito e em dezembro iniciar o sistema”, disse.

Leia MaisJacareí divulga datas de matrículas de escolas e creches para 2020Jacareí lança app para agendamentos de consultas e outros serviçosA Voz do Vale: Presidente da Câmara de Jacareí fala das obras disponibilizadas pelo empréstimo de U$ 60 milhões

O corredor exclusivo será destinado a ônibus do transporte público, vans escolares e táxis que estiverem com passageiros, e ônibus fretados. Os demais veículos, entre eles, carros e motos poderão utilizar as faixas restantes das vias, ou ainda, a faixa compartilhada.

Ainda segundo a diretora de trânsito de Jacareí, desde 2017 é feito um estudo sobre o tráfego da cidade e foi identificada a necessidade de reduzir o tempo de viagem no transporte público, além de uma organização viária.

 “O corredor exclusivo faz parte de um grupo de ações para a organização viária no município. Já fizemos a rota de cargas para caminhões e agora identificamos a necessidade de diminuir o tempo de deslocamento dos passageiros e também organizar os tipos de modais, para que o sistema viário fique ordenado”, informou.

Vias que terão as faixas

As faixas passarão pelas seguintes vias: Avenida Siqueira Campos, Rua General Carneiro, Avenida Davi Lino (em torno do Parque da Cidade), Rua Miguel Esper, Rua Miguel Leite do Amparo, Rua Chaquib S. Ahmed, Rua Dr. Lúcio Malta e Luiz Simon, Praça dos Três Poderes, Rua XV de Novembro, Rua Alfredo Schuring, Rua Rui Barbosa, Rua Barão e Rua Moisés Ruston.

Quando estiver em funcionamento, os motoristas comuns não poderão utilizar as faixas exclusivas para ônibus de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h. Quem desrespeitar a determinação estará sujeito à multa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.