O projeto chamado WEletric pretende  limitar o gasto excedente de energia (Divulgação)

Projeto chamado de WEletric pretende limitar gasto excedente de energia

Divulgação

Uma simples ideia e que pode gerar muita economia. Já imaginou reduzir em até 30% os gastos de sua conta de energia elétrica? Após vários testes e 'quebrarem' a cabeça, os joseenses André Augusto Estevão da Silva e Walter Luis Alves da Silva criaram uma tecnologia para economia de até 30% da energia. Trata-se de um 'adaptador', chamado WEletric, que é conectado entre o equipamento e a rede elétrica.

"Meu pai [Walter] sempre trabalhou com engenharia eletrônica e realizava diversos testes e experiências. Um dia, a conta de energia de casa veio muito alta e ele resolveu pesquisar e criar um equipamento que pudesse economizar", conta Augusto Silva, 32 anos.

A utilização do 'adaptador' é bem fácil. Se o morador quiser conectar vários eletrodomésticos, por exemplo, é possível. A economia de energia pode variar de aparelho para aparelho. "Em alguns eletrodomésticos identificamos a economia de até 30% nos gastos de energia. Os ganhos são surpreendentes com este adaptador", diz o idealizador do projeto.

No projeto, a dupla pensou na 'correção' da perda de energia, permitindo uma economia considerável na conta do fim do mês. Agora, os joseenses buscam o reconhecimento da patente pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em São José dos Campos.

"Já registramos a patente e os engenheiros do Inpi vão verificar sobre a validade do projeto. Este projeto é inovador e vai trazer muitos benefícios para a economia de energia", destaca Augusto.

Produção
Como este é o protótipo do equipamento, os joseenses aguardam também a aquisição de recursos para começarem a produção em larga escala. A expectativa dos joseenses é de produzir o primeiro lote com até 1 mil aparelhos. Para a comercialização do projeto, o produto deve custar entre R$ 60 e R$ 100.