Por Meon Em RMVale

Jovem indígena do Amazonas é resgatada em condições de trabalho análogas à escravidão em São José

Ela estaria trabalhando em um apartamento como doméstica sem salário, sem folga e sem contato com a família

ministerio_publico_trabalho_campinas_1

A operação de resgate foi realizada pelo MPT em conjunto com a Polícia Federal e Ministério da Economia

Divulgação

Nesta quarta-feira (4), uma empregada doméstica indígena, de 20 anos, foi resgatada por estar trabalhando em situações análogas à escravidão em São José dos Campos. Há cerca de um ano ela foi trazida do estado do Amazonas por um casal para trabalhar no apartamento da família com a promessa de salário, mas não teria recebido o dinheiro, teria sido mantida a longas jornadas de trabalho sem folgas e sem contato com a família. O casal teria sido preso em flagrante acusado de tráfico de pessoas.

Segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho), a jovem indígena é da Aldeia Santa Rosa que fica a cinco dias de canoa do município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. Familiares do casal teriam feito o primeiro contato com os pais da vítima para oferecer o trabalho.

Ela teria trabalhado cerca de cinco meses em Manaus antes de vir para o apartamento do casal em São José. O salário combinado para remuneração era de R$ 500, que não teria sido pago na maior parte dos meses.

A indígena trabalhava com cuidados da casa, preparo de comida, cuidava de uma criança de dois anos e de uma idosa. Segundo o MPT, a doméstica trabalhava de domingo a domingo, sem descanso semanal e de forma ininterrupta. Durante todo o período em que trabalhou para o casal, a jovem teria conseguido falar com a família apenas três vezes, pois os pais dela precisam viajar cinco dias de canoa até chegar na cidade e pedir ajuda para ligar para a filha.

“Trata-se de jovem indígena sem o conhecimento de como se deslocar em território nacional, e sem desenvoltura social para tomar transportes públicos, além de não possuir recursos financeiros para efetuar os deslocamentos. A decepção demonstrada pela trabalhadora em não poder ajudar financeiramente a sua família foi grande, tendo em vista o não recebimento de salários. É evidente o uso de falsa promessa para aliciar a trabalhadora”, disse por nota a procuradora Mayla Mey Friedriszik Octaviano Alberti, do MPT em São José dos Campos.

Leia MaisUbatuba registra 1º caso de sarampo; região soma 49 vítimas da doençaTrês são presos após fazer família refém durante assalto em São JoséPai mata filha e esposa e depois comete suicídio em Cruzeiro

A operação de resgate foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em conjunto com o Grupo Interinstitucional de Fiscalização Móvel, órgão do Ministério da Economia, e com a Polícia Federal. 

O casal assinou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o MPT e se comprometeu a efetuar o pagamento de salários e verbas rescisórias da trabalhadora, além de custear a viagem de volta para sua aldeia no Amazonas.

A vítima será levada para São Paulo, onde receberá acolhimento e atendimento social da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.