Por Meon Em RMVale

Lideranças petistas da RMVale vão ao ABC Paulista dar apoio a Lula

Com voto minerva de Cármen Lúcia, STF decide pela prisão do ex-presidente

lula_18

Petistas da RMVale vão ao ABC dar apoio a Lula

Arquivo

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou, na madrugada desta quinta-feira, o habeas corpus preventivo pedido pelo ex-presidente Lula para evitar prisão devido à condenação no caso tríplex. Lideranças petistas da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) foram para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, nesta quarta-feira, para acompanhar o julgamento. 

Após quase 11 horas de julgamento, a decisão permite a prisão imediada de Lula.  Votaram contra o pedido de habeas corpus os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. A favor da defesa, votaram os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

Na última etapa da sessão, a maioria dos ministeros decidiu que a liminar concedida em março impedindo a prisão de Lula até o julgamento do habeas corpus não tem mais valor. Marco Aurélio Mello queria que ela continuasse vigorando até a publicação do acórdão do julgamento. Ricardo Lewandowski concordou, mas os demais rejeitaram.

Lula ainda pode recorrer da decisão do STF, mas o juiz Sergio Moro pode decretar a prisão do petista a qualquer momento.

Leia MaisMoradores vencem 1ª batalha em reunião acalorada sobre bosqueFora do PSDB, Petiti quer vaga de deputado estadual pelo MDBCâmara pode ter sessão extra por convênio da Via Jaguari

Lideranças regionais

A presidente do diretório municipal do PT em Taubaté, Júlia Martin, chegou ao ABC às 9h. “Estamos acompanhando, após a sentença definitiva, vamos nos reunir para definir quais ações serão adotadas pelo partido”, disse Júlia.

A vereadora joseense Amélia Naomi, o presidente do diretório municipal do PT em São José, André Diniz, e a coordenadora regional do partido, Rose Gaspar, de Jacareí, seguiram para o ABC no início da noite.

“Acho uma grande injustiça. Não há provas de nenhum crime, é perseguição porque Lula está em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais”, disse Amélia.

Para André, o STF cedeu a pressões  de grupos que não queriam que Lula fosse eleito presidente. “Infelizmente o STF atendeu ao clamor da imprensa e de alguns setores da sociedade que condenaram Lula sem provas. O próprio procurador disse que pediu a condenação por convicção e não por provas”, disse.

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 11h ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde acompanhava o julgamento, desde as 14h.  Mais de 100 militantes davam apoio ao ex-presidente. Ele deixou o sindicato por volta da meia-noite, antes do voto da presidente do STF.

Condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso triplex do Guarujá, o petista já teve seus recursos negados na segunda instância da Justiça Federal e também não teve sucesso no HC enviado ao Superior Tribunal de Justiça. A liberdade do ex-presidente era garantida por um salvo-conduto concedido pelos ministros do Supremo no primeiro dia do julgamento do habeas corpus, no dia 22 de março.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.