Por Meon Em RMVale

Moradores se mobilizam no combate aos entulhódromos

Prefeitura conta com ajuda da população para limpar espaço e conscientização

entulho sjc

Moradores e Poder Público têm trabalhado para combater o descarte irregular de lixo em áreas públicas e contribuir para a redução do volume de sujeira nos entulhódromos.

No Campo dos Alemães, na zona sul de São José dos Campos, o pedreiro e carpinteiro Artur Paiva Ramos, 60 anos, se juntou a um grupo de amigos para isolar duas áreas no bairro com pneus, evitando o acesso de carros e caminhões ao local. Em um dos terrenos, eles também fizeram uma horta.

Acredito que todos devemos fazer nossa parte. Eu e meus amigos temos ajudado a limpar"

Artur Paiva Ramos Morador do Campo dos Alemães, em SJC

“Isolamos as áreas com pneus e estamos sempre retirando o lixo, ajudando a Prefeitura. A horta comunitária também tem contribuído para diminuir a incidência de entulho. Acredito que todos devemos fazer nossa parte. Eu e meus amigos temos ajudado a limpar. Mas a população pode contribuir não jogando lixo na rua. Assim, a Prefeitura poderá direcionar recursos financeiros e equipes para fazer outros serviços relevantes”, disse Ramos.

Também moradora do Campo dos Alemães, a autônoma Aparecida Figueiredo, 46 anos, sugeriu à Prefeitura a criação de uma horta comunitária em um local que hoje é utilizado para descarte irregular de lixo e entulho. A proposta está sendo analisada pela Secretaria de Governança e pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

“É uma forma de transformar um local que hoje é um problema em algo positivo, que trará benefícios para a comunidade. A iniciativa da Prefeitura de isolar e limpar estes locais também é muito positiva.  Mas é preciso que os moradores se conscientizem e descartem o lixo nos locais apropriados, que são os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos”, afirmou Aparecida.

Limpeza

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura concluiu a limpeza de 10 áreas públicas da zona sul que viraram entulhódromos, retirando 370 toneladas de lixo. O mutirão foi realizado por equipes de 7 das 9 regionais.

Desde abril já foram isolados outros 10 entulhódromos nas regiões sul e leste. A ofensiva por meio do isolamento das áreas públicas, vielas e ruas com alambrados, portões, defensas metálicas e piquetes, entre outros materiais, está sendo acompanhada por rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal, com o objetivo de coibir o descarte de lixo em locais inadequados.

PEV

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta dos resíduos no PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) mais próximo de suas residências. Existem atualmente 12 unidades espalhadas pelas regiões sul, leste, norte e central. O descarte de lixo e entulho em terrenos públicos ou ruas é contra a lei. De acordo com a lei municipal 7815/09 e a lei municipal 8206/10, o valor da multa para quem é pego em flagrante cometendo este tipo de infração pode chegar a R$ 15 mil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.