Por Meon Em RMVale

Motoristas apoiam carro Espião, mas criticam foco em estacionamento

Fiscalização nas áreas comerciais de São José começou na segunda-feira

000_img_8330

Carro Espião durante fiscalização no centro de São José 

T.Campelo/Meon

Motoristas de São José dos Campos apoiam o carro Guardião da Prefeitura de São José dos Campos, mas criticam o foco nas vagas da Zona Azul. A viatura começou a fiscalizar os principais centros comerciais da cidade nesta segunda-feira (11).

A Secretaria de Mobilidade Urbana não informou o número nem o tipo de irregularidades identificadas no primeiro dia de operação do Carro Espião, como foi apelidada a viatura. A pasta pretende divulgar um balanço da fiscalização somente na próxima semana.

O gerente comercial Bruno Gonçalves disse que estava sabendo da operação, chegou a ver o carro Espião, mas ainda tinha muitas dúvidas sobre como seria de fato a fiscalização.

“Na minha opinião, para furto e roubo essa fiscalização é importantíssima. Mas multar no estacionamento não acho certo, não. Às vezes o motorista extrapola cinco minutos extrapola, ou não tem moedas nem aplicativo para pagar e acaba levando multa”,  afirmou Bruno.

A representante comercial Regina Fernandes disse que apoia o carro Espião, mas teme abuso. “Se a lei existe os motoristas têm que respeitar, mas a prefeitura precisa tomar cuidado para não cometer abusos. Eu recebi em São Paulo multa que era para outro carro Fox, mas a placa nem era igual. A letra era diferente. Eu tive que fazer um boletim de ocorrência, uma dor de cabeça por um erro da fiscalização. Isso não pode acontecer”, disse Regina.

Também há motoristas que acham que a prefeitura está correta em usar o carro Espião para autuar todos os tipos de irregularidades. 
"Isso vai ajudar recuperar o carro roubado, é muito bom  E a Zona Azul também tá certo, a lei vale pra todo mundo, tem que pagar", disse José Odair de Seixas. 

Eu concordo, acho bom porque dá mais segurança para as pessoas e ajuda a reduzir roubo de carro.

Raquel da Torre
Dona de casa

O lado bom é questão de furto e roubo, mas pegar o estacionamento rotativo não acho legal.

Matheus OliveiraMec. de empilhadeira



Sistema

O carro Espião é um veículo aparelhado com cinco câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), localização por georeferenciamento e software de fiscalização operado dentro do veículo. Ele faz a leitura das placas dos veículos apontando irregularidades na documentação, queixa de furtos e roubos e estacionamento irregular nas vagas da Zona Azul.

De acordo com a prefeitura, as autuações não são geradas automaticamente. Para comprovar a irregularidade, o Espião passará pelo mesmo local duas vezes, em um intervalo de tempo que seria suficiente para o condutor do veículo validar o tíquete.

No caso de flagrar a irregularidade na segunda passagem pelo local, a viatura vai gerar um AIT (Auto de Infração de Trânsito) da ocorrência, com foto, localização, data e horário da infração. Segundo a prefeitura, todas as imagens do sistema serão validadas por um agente de trânsito, assim como já acontece na fiscalização por videomonitoramento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.