legacy_rainha2

Rainha Elizabeth II desce do Legacy 600, na Alemanha

Reprodução/Ian Vogler/Daily Mirror

O novo jato que transporta oficialmente a Rainha Elizabeth II é joseense e ganhou as manchetes dos jornais britânicos durante a semana. O Embraer Legay 600 pertence a Daniel Levy, proprietário do Tottenham Hotspur, time de futebol da capital inglesa, Londres - o empresário realiza a locação da aeronave para a família real britânica.

O primeiro voo oficial [veja vídeo abaixo] foi durante uma viagem para a Alemanha, onde Elizabeth, 89 anos, e seu marido, o príncipe Philip, 94 anos, visitaram campos de concentração nazista e tiveram encontros com sobreviventes do Holocausto.

Pela imprensa inglesa, o Legacy 600 foi definido como luxuoso e "com uma impressionante cabine interior, que proporciona conforto e privacidade de fazer qualquer viagem tão relaxante quanto possível para até 13 passageiros".

As cores da aeronave ainda são as oficias do clube de futebol inglês, assim como o prefixo. O valor pago pela aeronave não foi divulgado.

Legacy 600
O Legacy 600 foi projetado a partir da plataforma do ERJ-135, que por sua vez, teve seu projeto com base no ERJ-145, introduzindo assim o conceito de "família de modelos", os E-Jets.

O Legacy é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de médio porte e alcance intercontinental, de construção convencional em alumínio e ligas metálicas e com motorização turbofan, com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração adotada.

Ficha técnica
Capacidade:  12 ou 15 passageiros 
Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária
Motorização / Legacy 600 (potência): 2 X Rolls Royce AE3007A (7.426 libras/cada)
Alcance: Aprox. 5.700 quilômetros
Velocidade de cruzeiro: Aprox. 810 km/h
Pista pouso: Aprox. 1.999 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios)
Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros
Comprimento: Aprox. 26 metros