Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap (Reprodução)

Visitantes podem observar as constelações e estrelas

Reprodução

O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, volta a abrir as portas para visitas do público em geral na noite da próxima quarta-feira (8). A unidade de pesquisa no bairro Urbanova, na zona oeste da cidade, recebe a comunidade uma vez por semana.

“O espaço esteve fechado no período de férias, para manutenção e agora iremos reabrir para as visitas”, explica o professor de Física e astrônomo, Irapuan Rodrigues, responsável pela coordenação. O Observatório já recebeu mais de oito mil visitantes desde a sua inauguração, em 2011.

O professor conta que o observatório está com duas novidades no âmbito de pesquisa. “Temos uma estação de detecção de meteoros. Isso faz parte de um projeto que está espalhado pelo mundo e trabalhamos em conjunto para registrar a incidência de meteoros e obter dados. Outra novidade é a exposição do estudo de curvas de nível. Um estudo voltado para Engenharia, que pode até mostrar para as pessoas as crateras da lua”, acrescenta Oliveira.

Em datas de grandes eventos astronômicos o Observatório abre em horário estendido, como aconteceu no caso da observação da super lua, em 2015, que reuniu cerca de três mil pessoas. “Agora não temos nada previsto oficialmente para 2017. Mas existe a possibilidade de acompanharmos a chuva de meteoros, que acontece com frequência”, destaca o astrônomo.

O agendamento de visitas é apenas necessário para grupos de escola. O Observatório de Astronomia e Física Espacial abre para visitações todas as quartas-feiras, a partir das 19h. A Univap está localizada na avenida Shishima Hifumi, 2911, no Urbanova, em São José dos Campos.

Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap (Reprodução)

Grupos de escolas podem agendar visitas guiadas no Observatório

Reprodução