20140902_tirante_parque_tecnologico_divulgacao

Empresa investe em equipamentos para esportes de aventura em São José

Divulgação/TirantA

etiqueta_marcelo_1

O amor pelos esportes de aventura virou negócio e transformou dois jovens amigos em sócios. Assim começa a história da Tirante A -Adventure Instruments, empresa instalada no Centro Empresarial 1 do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A Tirante desenvolve equipamentos para a prática de esportes, como o Conquest, um navegador com diversos sistemas integrados que possibilitam que quem está voando em parapente, por exemplo, saiba quais as correntes de ar certas a seguir, veja mapas, siga rotas, use um GPS ou uma bússola. Tudo instalado no mesmo equipamento.

"Fazemos produtos que fazem sentido para quem pratica esporte. O sucesso acontece porque as ideias partem da nossa experiência. Eu praticava o esporte e percebi que não tinha algo assim no mercado. Desenvolvemos e deu certo", conta um dos proprietários da Tirante, Renato Pisani, 40 anos.

No mesmo caminho, da experiência que traz novos produtos, a empresa irá lançar um relógio de pulso para nadadores. O novo equipamento mostra quantos metros foram percorridos, com qual performance, entre outras informações.

"É um equipamento fácil de ver, que não atrapalha o atleta e pode ser usado por qualquer um. Outra vez, foi da necessidade pessoal que criamos o produto. Eu nado e sempre tive esse problema de conseguir medir o desempenho. O Aqua, como chamamos essa novidade, vai resolver o problema", detalha Pisani.

Para conseguir desenvolver seus produtos, além do apoio do Parque Tecnológico, Pisani busca financiamento coletivos em sites no exterior. "Aqui o pessoal financia música, bandas. Lá fora as pessoas podem investir em pesquisa e inovação. Estamos tentando esse apoio para lançar, até o final do ano, o Aqua no mercado".

Empreendedores
A Tirant nasceu em 2009, dentro da incubadora de negócios do Cecompi (Centro para Competitividade e Inovação) de São José, que também fica no Parque Tecnológico. De lá, a empresa conseguiu uma vaga no centro empresarial 1, onde funciona atualmente.

Quando jovens, Pisani e seu sócio Ivan Sant'anna cursaram juntos Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá (MG). Depois se separaram e foram trabalhar em diversas empresas em São Paulo, até que se reencontraram.

"Queríamos fazer algo novo que emplacasse, então analisamos o mercado, pensamos em automação residencial, mas ainda não era isso. Aí pensamos em desenvolver palm-tops, mas não tinha abertura no mercado, também desistimos ", conta o empresário que teve sucesso ao desenvolver produtos para os esportes que praticava como vôo livre e ainda outras modalidades tradicionais como corrida e natação.

Hoje, a empresa de Pisani exporta seus equipamentos para práticas esportivas para 21 países e conta com uma rede de 83 representantes no Brasil. "Estamos no caminho do sucesso. Somos novos e temos ainda muitas promessas pela frente. O melhor é que fazemos o que amamos, e isso é uma grande realização pessoal", conclui.

Tirant A - Adventure Instruments 
Onde fica: Centro Empresarial 1 do Parque Tecnológico
O que faz:Fundação: 2009 
Funcionários: 5 pessoas 
Faturamento 2013: R$ 600 mil
Faturamento 2014: R$ 1 milhão (previsão)