20162812_biometria_poupatempo

Unidade terá sistema de coleta, segundo Poupatempo

Divulgação

O Poupatempo de Taubaté implantará até o primeiro semestre deste ano o sistema de coleta biométrica. De acordo com o órgão, a biometria armazena as impressões digitais em um banco de dados.

Assim, uma pessoa que precise emitir uma nova carteira de identidade não precisa levar fotos impressas 3x4 e nem sujar os dedos para a coleta das impressões. Na região, a coleta biométrica para RG já funciona nos postos de Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, São José dos Campos, e Caraguatatuba. 

20162812_biometria_poupatempo_1

Dados ficam armazenados em banco

Divulgação

Para Taubaté, a previsão é que o sistema seja implantado no primeiro semestre do próximo ano. Ao Meon, superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, afirmou que o sistema traz avanços e segurança na identificação do cidadão.

“A implementação da coleta biométrica eletrônica representa avanço no atendimento, possibilitando ainda mais segurança na identificação do cidadão e posterior reutilização dos dados de forma automatizada, na reemissão do documento de identidade [RG]”, explicou.

“No Poupatempo de São José dos Campos, por exemplo, um cidadão que não tenha alteração de dados cadastrais para realizar e necessite de uma 2ª via de RG pode solicitá-la através de um totem de autosserviços, após ser autenticado através de sua digital. Este é um novo canal de atendimento, até então este serviço poderia ser solicitado somente no atendimento presencial”, destacou o superintendente.   

Agendamentos
Para os serviços de RG, CNH e antecedentes criminais, é necessário agendamento do horário e da data do atendimento, por meio do site do poupatempo.