projeto_caragua

Ilustração gráfica mostra local onde será instalado o complexo turístico 

Divulgação/Prefeitura Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PMDB), lançou nesta quinta-feira (20), durante cerimônia em comemoração ao aniversário de 160 anos do município, um pacote de obras que prevê mais de R$ 90 milhões em investimentos.

Entre as obras anunciadas, a principal é o “Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro” que, segundo a prefeitura, será o maior empreendimento turístico de todo o litoral paulista.

O projeto inclui dois restaurantes, bondinho, arena para eventos, centro de exposições e funicular (vagões em trilhos e cabos) para a subida até o alto do Morro do Camaroeiro, de onde se pode contemplar uma vista da cidade.

Segundo a prefeitura, o bondinho ou teleférico fará passeio panorâmico entre o Camaroeiro e o Farol, instalado no morro da Martim de Sá, e será uma das grandes atrações do complexo.  

Além disso, com a intenção de trazer paradas de navios de cruzeiro para a cidade e também fomentar o turismo náutico no município, a prefeitura também anunciou a instalação de uma estrutura para o receptivo no local, que disponibilizará, entre outros equipamentos, píers para o desembarque de passageiros e das tripulações.

"Muitos dos turistas que passam por nossa cidade não conhecem as nossas atrações, o nosso comércio, a nossa estrutura hoteleira e de serviços. Nosso papel, com investimentos como este, é atrair esses turistas e, com isso, gerar mais empregos, oportunidades e qualidade de vida para nossa gente", disse o prefeito durante o evento.

O investimento previsto para os píers, que será executado em três fases, está na ordem de R$ 12 milhões, com verba do Dade (Deparetamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e parcerias público-privadas (PPPs). A previsão é que a implantação esteja totalmente concluída até o final de 2018.

Outras obras

O pacote de obras anunciado inclui ainda a construção da segunda fase da escola municipal do Jetuba, uma creche no bairro do Golfinho, outra no Pegorelli, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Massaguaçu, obras de drenagem no Massaguaçu,  implantação do Parque Municipal do Juqueriquerê,  cobertura da Praça de Eventos do Centro (Praça da Cultura), iluminação do caminho do Morro Santo Antonio, construção de praça no Santa Marina e urbanização de praças ao longo da avenida Miguel Varlez, entre elas a Praça da Bíblia.