Por Meon Em RMVale

Prefeitura de São José contrata auditoria para fazer pente-fino nos contratos das empresas de ônibus

Auditores vão analisar planilhas que foram base para cálculo das tarifas desde 2008

transporte_publico_onibus_sao_jose_dos_campos_foto_charles_de_moura_pmsjc

Ônibus do sistema municipal de transporte de São José dos Campos; prefeitura prepara concorrência para nova concessão

Foto: Charles Moura/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos abriu concorrência para contratação de uma empresa que fará auditoria dos contratos, planilhas e dados apresentados pelas empresas de ônibus do transporte público desde 2008. O trabalho deverá ser concluído em 27 meses e vai custar R$ 1,8 milhão aos cofres públicos.

O edital, publicado na última quarta-feira (10), prevê análise do período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018, com ênfase nos dois últimos anos; e de 2019 até o término dos contratos vigentes de concessão.

A prefeitura alega que a auditoria é necessária para averiguação de questionamentos judiciais das atuais concessionárias quanto à falta de equilíbrio econômico-financeiro e também para preparar os novos processos licitatórios para concessão do transporte público, já que as atuais concessões vencem em abril de 2020 e fevereiro de 2021.

Leia MaisMutirão do IR 2019 auxilia população de baixa renda em TaubatéPolícia resgata gato selvagem em extinção na TamoiosMotorista aciona Helicóptero da PM em São José para criança chegar a tempo em cirurgia de transplante

"Existem, se não me engano, dez ou 12 processos na Justiça relativos à indenização. Por exemplo, teve ano que o aumento foi abaixo do que deveria ter sido, outro foi mais alto. Mas na finalização dos contratos de concessão, isso tem que ser ajustado", disse o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, em entrevista ao Meon, logo após a reunião do Comob.

Segundo ele, a auditoria dará mais transparência e lisura ao sistema. "Estamos contratando uma auditoria externa, de renome, para poder ratificar aquilo que a prefeitura já faz.  Para ter isenção total nesse processo, a gente vai entregar tudo para essa auditoria fazer a verificação", afirmou o secretário.


Para ter isenção total nesse processo, a gente vai entregar tudo para essa auditoria fazer a verificação

Paulo GuimarãesSecretário de Mobilidade Urbana

Para o defensor público José Luiz de Almeida Simão, a contratação de uma auditoria externa é positiva. "De forma inegável, é um avanço. Não quero polemizar, mas as planilhas são feitas dentro das empresas, e só agora a prefeitura se dispôs a fazer uma auditoria externa. E se a auditoria encontra uma inconsistência em anos anteriores? O reajuste já foi feito, as pessoas já pagaram", disseo defensor público.

Auditoria
A empresa de auditoria vai analisar toda a estrutura e setores que envolvem os contratos de concessão, incluindo funções operacional, econômico-financeira, contábil, administrativa e de arrecadação.  Também deverá fazer um diagnóstico da situação atual do sistema, incluindo aferição dos componentes dos custos operacionais que servem de base para cálculo da tarifa e insumo para medidas a serem propostas.

A abertura das propostas será feita em 27 de maio. Segundo a prefeitura, a contratação irá complementar a auditagem interna que já é realizada continuamente pela prefeitura.

Concessionárias

Três empresas atuam no sistema de transporte coletivo em ônibus em São José: CS Brasil, Expresso Maringá e Saens Pena. Elas operam 103 linhas e possuem uma frota de 388 ônibus.  O Meon contatou as concessionárias, que não comentaram a contratação de uma auditoria pela prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.