Por Meon Em RMVale

Prefeitura de São josé cria fundo para arrecadar doações à proteção animal

Doações poderão ser feitas por meio de boleto que seguirá com o IPTU

ccz_animais_adoc_a_o_07_claudio_vieira

Valor será destinado ao atendimento veterinário e castração de cães e gatos

Cláudio Vieira/PMSJC

Após aprovação na Câmara em maio, o projeto que permite a inclusão de um boleto no carnê do IPTU para contribuição voluntária destinada à proteção animal foi sancionado pela Prefeitura de São José dos Campos e agora é lei.  A partir do próximo ano, a administração municipal já pode arrecadar as doações.

Leia MaisDelegacia de polícia é atacada por vândalos em TaubatéMEI tem apoio gratuito para regularização cadastral em São JoséFelicio divulga processo seletivo para bolsa universitária nesta quarta

Em entrevista ao Meon, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) afirmou que o valor será investido em várias frentes do bem-estar animal, como castração, acompanhamento veterinário, colocação de chips, para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses),  qualquer outro tipo de investimento relacionado à proteção animais.

“É uma folha a mais no carnê. Esse recurso vem para a prefeitura e, somado ao que a administração municipal investe, será destinado para o bem-estar animal. Muitas pessoas gostariam de ter essa oportunidade de poder colaborar. Nós já temos um orçamento voltado para a causa, porém, isso vai ser um algo a mais”, explica o tucano.

Leia Mais‘Dona Bengalinha’ cuida de mais de 45 animais na zona leste de São JoséColisão frontal deixa uma pessoa morta e três feridas em São JoséUrbam abre inscrições para concurso público em São José dos Campos

De acordo com a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, o orçamento atual do CCZ é R$ 751 mil para todas as necessidades, que envolve o controle da raiva, controle populacional de cães e gatos, campanhas de vacinação antirrábica de cães e gatos, controle de animais agressores e pesquisa de vírus rábico (exames laboratoriais).

As atividades consideradas ‘normais’ pela administração municipal, como coleta de animais serão realizadas através de parcerias com ONGs (Organização Não Governamental). “As ONGs pegam animais de rua ou de pessoas que não tem condições para castrar sem receber remuneração. A partir disso, a castração será feita no CCZ ou em clínicas particulares”, completa o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças de São José dos Campos, uma reunião será realizada em setembro para discutir o funcionamento da lei e como será determinado o repasse do valor adquirido. Com a publicação, a legislação já passa a valer em 2019.

Questionamento 
A protetora dos animais Eliana Meira, da ONG Associação Bicho Brasil, de São José dos Campos, acredita que se a lei realmente for exercida de uma maneira correta, é positiva. “Precisamos saber como essa verba será destinada para os protetores e quem irá fiscalizar esse fundo, para que saibamos como ele será distribuído. Ter uma ONG hoje é um problema, precisa ter dinheiro e precisamos saber como será feito o rateio porque, se não, vai ser mais uma lei que tem boa intenção e não é leal. É importante, mas ao mesmo tempo preocupante”, afirma.

A lei estadual de número 11.997, publicada em 2005, aponta no capítulo três, seção um e artigo 11, que “os municípios do Estado devem manter programas permanentes de controle de zoonoses, através de vacinação e controle de reprodução de cães e gatos, ambos acompanhados de ações educativas para propriedade ou guarda responsável”.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.