Por Meon Em RMVale

Presídios de Taubaté e Tremembé implantam abrigos para cães e gatos

Convênio prevê construção de gatil e canil para 200 animais abandonados

cachorro_de_rua

Parceiros quererm garantir abrigo e cuidados a animais abandonados

Arquivo/Meon

Os presídios de Taubaté e Tremembé serão a nova moradia para mais de 200 animais domésticos em situação de rua. A parceria de R$ 200 mil, custeada pela Prefeitura de Taubaté, com mão de obra da Secretaria da Administração Penitenciária, e autorização da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Taubaté, irá construir um canil na P1 de Tremembé e um gatil no CDP de Taubaté.

O objetivo do convênio é garantir abrigo e cuidados para cães e gatos abandonados, além de oferecer oportunidade de trabalho e remição de pena para reeducandos do regime semiaberto. Ao todo, 10 reeducandos da P1 de Tremembé e do Pemano serão empregados na construção. Posteriormente, será definida a quantidade de detentos que receberão capacitação e irão atuar no manejo dos animais.

Leia MaisSão José inicia distribuição de agasalhos às famílias carentesSeringas hospitalares são jogadas em rua do bairro do Una em TaubatéQuatro são presos com drogas e celulares no CPP de Tremembé

“Formamos alianças com instituições sérias para abraçar uma causa importante para a sociedade. O projeto irá suprir a carência afetiva dos presos e, ao mesmo tempo, proporcionará bons tratos aos animais”,  afirma o secretário Lourival Gomes.

A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, corregedora da 1ª VEC de Taubaté, considera que os resultados serão positivos tanto na ressocialização dos detentos, uma vez que o manejo com animais desenvolve o senso de responsabilidade, quanto na vida dos bichos envolvidos no processo, que recebem carinho nos abrigos.

“O amor é a tônica dos animais e a troca energética com presos é importante no desenvolvimento da afetividade, além de possibilitar a capacitação dos sentenciados que, por meio de parcerias, podem aprender técnicas de banho e tosa”, reflete a juíza sobre a ideia que surgiu com a intenção de diminuir o número de cães e gatos em estado de abandono na região, sobrecarregando os Centros de Zoonoses, como o de Taubaté, que abriga 500 animais.

Os abrigos terão espaços coletivos e individuais para os animais, com solário, sala de vacinação e de banho. O canil e o gatil serão construídos na área externa das unidades prisionais, com acesso à sociedade. Os cães e gatos serão vacinados, vermifugados e castrados e estarão disponíveis para adoção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.