20141015_blogprofessora

Ana Paula Costa Souza é especialista
em informática na educação

Arquivo Pessoal

A educadora joseense Ana Paula Costa Souza é uma entusiasta do uso da tecnologia dentro das escolas. Há mais de oito anos, a professora alimenta o blog Minha Caixa Mágica, espaço que oferece consultoria e troca de experiências sobre a inclusão digital para educadores que buscam qualificação na área.

O endereço conta com 1.500 acessos diários e reúne cases de sucesso do uso de ferramentas tecnológicas como, smartphones, tablets e notebooks para a realização de projetos pedagógicos. O conteúdo é dividido entre as nove séries do ensino fundamental.

O blog é mantido exclusivamente pela joseense também é especialista em informática na educação. Professora do colégio Anglo de São José dos Campos, Ana Paula divide a rotina de atualizações quase diárias com a rotina da sala de aula.

"É um trabalho árduo que venho realizando desde 2004, quando a inserção da tecnologia na educação ainda estava no início de sua caminhada. De lá para cá, muita coisa mudou e uma infinidade de novas possibilidades se abriu para os educadores. No blog, minha função é de oferecer essa consultoria para que os professores possam fazer bom uso dessas tecnologias", explica.

Qualificação
De acordo com a especialista, a procura dos professores por qualificação na área da tecnologia subiu consideravelmente nos últimos anos. A especialista afirma que, apesar do apelo comercial principalmente das escolas da rede privada, ainda há muita desinformação sobre o tema dentro das instituições.

"O que acontece é que, apesar das escolas estarem se preparando e caminhando bastante na questão da inovação em tecnologia, muita coisa ainda precisa ser feita. Os professores precisam receber treinamento específico e o próprio planejamento pedagógico da escola precisa ser repensado para abrigar o uso da tecnologia", explica.

O número de mensagens enviadas ao blog por professores que estão atrás de qualificação já é um bom termômetro de quanto falta em orientação aos docentes para atuarem com as novas ferramentas tecnológicas utilizadas nas salas de aula.

"São muitos professores que estão começando a trabalhar com tecnologia, ou que foram promovidos e precisam montar projetos pedagógicos inserindo as novas ferramentas, entre outros casos. O que tentamos explicar no blog é que, junto com as ferramentas como os tablets ou lousas interativas, é fundamental que os instrumentos promovam a interação entre os alunos", diz.