Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Projeto prevê Brigada de Bombeiros já existente em shoppings de São José

Lino Bispo (PR) apresentou proposta após pedido dos próprios brigadistas

20140611_trabalho_na_copa_bombeiro_garcom_flavio_pereira_4

Projeto prevê Brigada de Bombeiros em estabelecimentos de grande circulação 

Arquivo/Meon

A Câmara de São José dos Campos analisa um projeto de lei que obriga grandes estabelecimentos comerciais a instalarem uma Brigada de Bombeiros Civis. Entretanto, os três principais shopping da cidade já possuem este tipo de trabalho e o Corpo de Bombeiros que atua no município já solicita a Brigada e uma equipe treinada que esteja presente no local. 

O vereador Lino Bispo (PR), autor da proposta, declara que apresentou o Projeto de Lei por pedido de amigos e conhecidos que atuam como bombeiros e por acreditar que a maioria das empresas de São José não deve apresentar a equipe de segurança.

Projeto que tramita na Câmara é de autoria de

Lino Bispo (PR)

 

“Eu conheço algumas pessoas e amigos que são ligados aos bombeiros. A pedido deles, apresentei a proposta para que seja ampliado esse atendimento por meio dessas brigadas. Mas além disso, eu não tenho percebido a identificação de brigada em locais de relevância”, declara o vereador, que ao ser questionado sobre quais unidades que não estariam apresentando, não soube identificar.

 

“Então, eu não tenho clareza em dizer quem que tem, mas sei que grande parte não tem. Eles me disseram: ‘vereador, há muitos locais que precisam’. A prevenção é muito importante”, comenta Lino Bispo.

Na descrição do Projeto é especificado que a obrigatoriedade da Brigada Profissional de Bombeiros Civis será considerada para estabelecimentos de grande circulação, como os ‘shoppings centers; teatros, cinemas e casa de espetáculos; supermercados, hipermercados e grandes atacadistas; grandes lojas de departamentos; e prédios comerciais’.

Shoppings

Os três maiores centros de compras de São José (Colinas Shopping, Center Vale Shopping e Vale Sul Shopping) confirmaram que possuem uma equipe de bombeiros desde a abertura, além de toda a estrutura de atendimento emergencial aos clientes. E que a aprovação da Lei não deve interferir na atual composição.

“O Colinas Shopping já conta com uma brigada de incêndio formada por bombeiros profissionais e voluntários, 24 horas por dia, e possui todos os equipamentos para garantir os primeiros socorros. O shopping ainda conta com um programa permanente de treinamento, que inclui a participação dos maiores lojistas. Temos detectores de fumaça, sprinklers, alarmes e inspeções rotineiras para assegurar a segurança das pessoas e das nossas instalações”, descreveu, em nota, o estabelecimento.

Eu não tenho clareza em dizer quem que tem, mas sei que grande parte não tem"

Lino Bispo (PR) Vereador

Lino Bispo Vereador São José

 

Já o CenterVale afirmou que "dispõe de uma equipe formada por seis bombeiros civis e uma brigada de incêndio composta por mais de 150 profissionais, entre próprios, terceiros e lojistas treinados para atuar em situações que exigem abandono de área, combate a um princípio de incêndio e primeiros socorros. Ao todo, são mais de 350 extintores e mais de 100 hidrantes localizados em todo o empreendimento (áreas internas e externas), detectores de fumaça, sistema de botoeiras, sirenes eletrônicas e autofalantes”.

O ValeSul afirmou que também possui a Brigada, mas que não iria dar detalhes sobre o assunto.

Supermercados

Em referência as normas de segurança, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) destaca que orienta que todos os associados e supermercados observem e cumpram a legislação vigente, porém eles não comentam sobre Projetos de Lei. Além de que, o Corpo de Bombeiros de São José dos Campos já solicita a presença de uma equipe treinada nos estabelecimentos.

Procurada para falar sobre a fiscalização das brigadas existentes, a Prefeitura de São José explica que o Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais é responsável pela fiscalização do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Ou seja, verificar se o estabelecimento tem ou não o AVCB. Se não possuir AVCB, é autuado e poderá ser multado e interditado.

O Corpo de Bombeiros também não retornou à reportagem até a publicação desta matéria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.