20150508_Marcos David_cadeirante_(Divulgação/Livre - Sistemas Motorizados Multifuncionais)

Kit Livre transforma cadeira de rodas em triciclo motorizado

Divulgação/Livre - Sistemas Motorizados Multifuncionais

Quatro startups de São José dos Campos estão entre as 100 nacionais mais atraentes para grandes empresas do mercado. O levantamento foi anunciado pelo movimento 100 Open Startups, que avaliou de julho a dezembro do ano passado, mais de 1.500 propostas de 23 estados do país.

Em resumo, startup são empresas novas que propõem soluções ou projetos considerados inovadores, com potencial para resolver problemas relevantes e consequentemente, fazer dinheiro.

A Treevia Forest Technologies, a Intelectron, a Go Touch e a Livre, são as startups de São José dos Campos presentes no ranking. A pontuação que classificou as iniciativas joseenses foi baseada no próprio interesse das grandes empresas que compõem a comissão avaliadora do movimento.

O objetivo do 100 Open Startups é conectar as startups com a estratégia de inovação de grandes empresas, como a HP, IBM, 3M, Johnson&Johnson, Abbott, Grupo Fleury, Algar Telecom, Natura e Estácio, algumas das participantes do projeto. 

Cada uma das 100 startups escolhidas foi avaliada e recebeu feedback de mais de 20 avaliadores, entre executivos de empresas, profissionais do mercado e investidores. Da lista, 95% das finalistas estão em estágio de prototipagem e prontos para realizar projetos pilotos, 60% em faturamento e cerca de 30% já captou investimento superior a R$300 mil.

De acordo com o 100 Open Startups, saúde, educação, recursos humanos e mobilidade, estão entre as áreas de maior concentração das empresas. Agora, as startups selecionadas manterão o contato com as empresas até a 8ª edição do Open Innovation Week, que será realizada do dia 23 a 25 de fevereiro, em São Paulo.

Treevia Forest Technologies
O projeto apresentado pela Treevia é o Forest Revolution, voltado para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para mensuração e monitoramento florestal.

Intelectron
A Intelectron desenvolveu robô para eliminar afastamentos de colaboradores devido a lesões por esforço repetitivo e realizar operações de inspeção mais precisas, rápidas, seguras e ergonômicas.

Go Touch
A Startup GoTouch é uma iniciativa da Tec Triade Brasil para prover soluções em totens interativos multifuncionais.

Livre
A Livre desenvolveu um equipamento que transforma uma cadeira de rodas convencional em uma espécie de triciclo motorizado.