Por João Pedro Teles Em RMVale

Reforma Trabalhista causa demissão em sindicatos de São José

Sem contribuição sindical, associações correm em busca de novos filiados

protesto_sindicatos

Sindicatos afirmam que são contra a contribuição obrigatória

Divulgação

Após o início da nova legislação trabalhista, em vigor desde o dia 11 em todo o país, sindicatos de São José dos Campos estão se reorganizando para enfrentar a nova realidade. O Sindicato dos Metalúrgicos, por exemplo, precisou recorrer à demissões no quadro de funcionários para se readequar.

Apesar de admitir as dispensas, a diretoria não confirma o número de funcionários demitidos. O sindicato possui 10 mil associados em atividade, de acordo com a direção. Sem poder contar com a contribuição sindical obrigatória, vetada após a reforma, a solução é intensificar o trabalho de filiação de novos membros para angariar recursos. O valor corresponde a um dia trabalhado anualmente.

De acordo com o presidente do sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, não foi só o fim do chamado imposto sindical o causador das demissões, mas sim as demissões e a nova realidade das fábricas da região.

“Nós somos contra esse imposto sindical, sempre fomos. Claro que vamos deixar de receber esse dinheiro, mas sempre nos preparamos para sobreviver exclusivamente da nossa receita de associados. O grande problema mesmo tem sido as demissões na indústria e a contratação de novos funcionários por salários muito mais baixos. Então, para repor o que recebíamos de um associado, precisamos sindicalizar mais duas ou três pessoas”, conta.

Leia MaisRMVale tem 207 novas vagas de emprego nas unidades do PATCachorro auxilia PM a prender jovem com droga em Pinda‘Gangue da marcha ré’ assalta loja de roupas na zona norte de São José

Outro sindicato da cidade que afirma ser contrário à contribuição obrigatória, o Sindicato dos Químicos também pretende reforçar o trabalho de associação de novos membros para garantir a subsistência.

A entidade conta com 4.700 sócios que trabalham na indústria química e farmacêutica da região. Apesar de não contar mais com o imposto sindical, o presidente Davi Paulo de Souza Junior garante que não pretende enxugar o quadro de funcionários.

“O único ponto em que combinamos com a reforma trabalhista é o fato do imposto não ser mais obrigatório para os trabalhadores. Defendemos há muito tempo essa bandeira e acredito que essa resolução irá acabar com sindicatos de fachada. O que vamos fazer agora é intensificar nossa campanha salarial e de sindicalização. Até porque os trabalhadores precisam saber que só um sindicato forte pode os auxiliar nas negociações futuras com os empregadores”, afirma.

O Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos também informou que não prevê demissões no seu quadro de funcionários, por conta do fim do imposto sindical. Segundo o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado, o fim do imposto não afeta as contas da instituição.

“Sempre fomos contra o imposto sindical e o seu fim não nos assusta. Só achamos que tal medida tinha de ter sido debatida com os Sindicatos, para viabilizar uma forma de não prejudicar as entidades”, disse Rafael.

Servidores

Já para o Sindicato de Servidores de São José afirma que nada muda após a mudança na legislação trabalhista. De acordo com a coordenadora Maria Zelita dos Ramos, o sindicato já não contava com a contribuição sindical no orçamento.

“Pra gente não muda nada. Esta reforma não é boa para nenhum trabalhador e vamos acompanhar o decorrer dos acontecimentos. Nunca recebemos e somos contra imposto sindical”, afirma. O sindicato conta com 3.500 associados atualmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.