Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Retomada do Gamesp é discutida em reunião de conselho da RMVale

Evento contou com 20 prefeitos da região em Campos do Jordão

reuniao_conselho_rmvale_foto_felipe_kyoshy

Reunião contou com 20 prefeitos da RMVale em Campos do Jordão

Felipe Kyoshy/Meon

A retomada do Gamesp (Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública) na região foi um dos principais temas da pauta da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, na manhã desta segunda-feira (14), em Campos do Jordão.

O Gamesp foi criado em 2013 e são grupos regionais formados para discutir políticas de segurança, com objetivo de estimular ações de prevenção e combate ao crime e que são compostos por membros da polícia civil, militar, federal, do poder judiciário e prefeituras.

"O Gamesp trava as estratégias de segurança para a região. Queremos levantar todos os problemas que atingem o Vale do Paraíba, discutir políticas para encontrar soluções e produzir resultados", disse Sérgio Turra, secretário adjunto de secretaria pública do estado.

Leia MaisMenina de 5 anos morre com suspeita de meningite bacterianaEm reunião com prefeitos, Ortiz Junior questiona atuação da RMValeJovem é agredida ao recusar beijo em casa noturna de São José

Entre as ações discutidas do Gamesp está a implantação de videomonitoramento em diversas partes da região. O projeto teve início em 2013.

"Hoje já foi a primeira reunião e o Gamesp é isso. É a discussão, o debate, a pontuação de problemas para formular uma política e que atenda a toda região", afirma Turra.

A reunião teve a presença de 20 prefeitos da RMVale. Outras cinco cidades enviaram representantes. A região é composta por 39 municípios.

Projeto

Também foi aprovado pelo conselho, o Pdnui (Plano de Desenvolvimento Urbanístico Integrado), que vai funcionar como um plano diretor da região metropolitana nos próximos anos.

“É um estudo que vai integrar toda a macro região e que vai ser entregue entre janeiro e fevereiro do ano que vem, da maneira como a região vai se desenvolver sócio-economicamente e como esses investimentos vão acontecer, nas mais diversas áreas”, disse Fred Guidoni, prefeito de Campos do Jordão e presidente da RMVale.

Criada há cinco anos, a RMVale trouxe poucos resultados práticos para a popuação. Entre os principais mudanças foi a unificação do DDD de códigio 12, que aconteceu em outrubro do ano passado. Desde abril como presidente da região, Guidoni faz um balanço positivo no cargo.

"A RMVale fconseguiu avançar bastante, mesmo neste momento de crise. Tem muito trabalho a fazer ainda, pensando de maneira ampla, regionalmente. Problemas que não se resolvem em um município ou outro. O governo do estado vem fazendo o seu papel", ressalta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.