Por Marcus Alvarenga Em RMVale

RMVale tem 37 assassinatos em maio e segue como a mais violenta

Região é a mais perigosa do interior desde agosto de 2016

Policia Civil São José dos Campos faz buscas na casa do ex-marido de Jaqueline (Pedro Ivo Prates/Meon)

Homicídios reduziram, mas RMVale segue a frente de todo o Estado

Pedro Ivo Prates/Meon

Desde agosto do ano passado, a RMVale está a frente nos números como a região com o maior registro de mortes no interior do Estado de São Paulo. Em maio, as 39 cidades da região somaram 37 vítimas. No ano, o saldo é de 153 assassinados.

Os dados atualizados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) foram divulgados nesta segunda-feira (26). No mês de maio, em toda região, ocorreram 35 homicídios e dois latrocínios (roubo seguido de morte).

Os números ainda são altos, mas já apresentam uma redução de 21,13% de mortes nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período no ano anterior, que somaram 194 vítimas.

"Há dez anos, em São José eram registrados dez homicídios por semana, agora não registramos isso nem em um mês. É um trabalho bem feito de investigação e o mérito de toda a galera que trabalha na DIG (Delegacia de Investigações Gerais), policiais militares e civis. Nesse ano até o dia 22 de junho foram 27 casos, já até o dia 25 de junho do ano passado a gente tinha registrado 41 homicídios, quase o dobro, então você vê que alguma coisa está dando certo", diz o chefe de investigação da Divisão de Homcídios da DIG de São José dos Campos

 

Cidades

Nas cidades da região, os números do mês seguem semelhantes ao ano anterior. Taubaté registrou três mortes em ambos os anos, Jacareí diminui de três para duas vítimas e São José dos Campos teve aumento no número de assassinatos de sete para nove.

Entretanto, as cidades apresentam diferenças na somatória dos dados de janeiro até maio. Em Jacareí foi registrada uma diminuição de 67% nos crimes, contabilizando 23 mortes no ano anterior para 8 neste ano.

São José segue a mesma linha, tendo registrado 37 vítimas em 2016, para 25 mortes neste ano, uma diminuição de 34,3%. Já Taubaté segue estável, 23 vítimas no ano anterior, para 24 mortes em 2017.

 

Casos

Entre os casos de maior destaque no mês está o homicídio de Jaqueline Barros, morta com dois tiros no dia 8 de maio, em São José dos Campos. A equipe da DIG prendeu o ex-marido como suspeito de mandante do crime e segue nas buscas do autor dos disparos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.