Por Meon Em RMVale

São José dos Campos e a sua população

Falar sobre São José dos Campos e sua população é falar sobre famílias vindas de vários Estados e regiões para construírem uma história nova em um município acolhedor, agradável e que oferece muita qualidade de vida. São mineiros, cariocas, cearenses, gaúchos, capixabas e pessoas de muitas outras localidades do Brasil que vieram para a cidade e, aqui, fizeram suas vidas.

CONHEÇA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E SUA POPULAÇÃO

São José dos Campos é um município localizado no interior do Estado de São Paulo, mais especificamente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A cidade está a 94 quilômetros de distância da capital paulista.

Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de São José dos Campos alcançou a marca de 703.219 habitantes no ano de 2017. É o sétimo município com maior população no Estado de São Paulo e o 28º mais populoso do Brasil.

No quesito renda, ainda segundo o IBGE, a média da remuneração mensal dos joseenses em 2015 foi de 4 salários mínimos. A população ocupada, ou seja, com emprego, fica em 33,4%.

Ao pesquisar sobre São José dos Campos e sua população, é possível compreender que cada região da cidade tem características bastante peculiares. Curiosamente, os mineiros que vieram para São José dos Campos nas décadas de 70 e 80 se concentraram na zona norte, principalmente no tradicional bairro de Santana, um verdadeiro reduto mineiro na cidade.

MAIS DADOS SOBRE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E SUA POPULAÇÃO

São José dos Campos e sua população chamam atenção em diversos aspectos, principalmente por sua diversidade. A cidade, com cara de metrópole e jeito do interior, encanta visitantes e moradores por sua beleza, organização e infraestrutura.

A zona sul de São José abriga a maior população: cerca de 230 mil habitantes. É uma área com grande desenvolvimento comercial e perfil urbano, mas nem sempre foi assim. Segundo historiadores, a região sul de São José dos Campos pertencia à área da Fazenda Olivo Gomes, da família que era proprietária da Tecelagem Parahyba.

O desenvolvimento de São José dos Campos e sua população aconteceu de maneira intensa a partir da década de 1950, com a chegada do CTA e das primeiras indústrias. Em 1969, a cidade se tornou sede da Embraer, a mais importante empresa brasileira do segmento aeronáutico, e isso também foi um fato importante para o crescimento populacional da cidade.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.