renan_alves_ita_1

Estudante irá seguir carreira militar e pretende desenvolver projetos e pesquisas no CTA

Divulgação

Um dos principais objetivos do estudante Renan Alves Cardoso, de 22 anos era ingressar em uma das faculdades mais disputadas do Brasil, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O joseense foi um dos aprovados em meio a cerca de 14.000 inscritos. Renan representa os 35 admitidos de São José dos Campos, cidade com maior número de aprovados ao curso.

Formado em um colégio particular aos 17 anos de idade, Renan já tinha traçado sua meta. “Durante quatro anos prestei o vestibular do ITA, desde que terminei o ensino médio. Como eu nunca tinha prestado um vestibular, procurei por um cursinho que me auxiliasse e me desse confiança para me preparar para as provas.”, explica o estudante.

Renan recebeu a famosa ligação com a boa notícia de que passou no vestibular. O estudante conta que a aprovação é só o começo dos planos que tem para o futuro. “Quero desenvolver pesquisas dentro do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) como engenheiro mecânico-aeronáutico”, comemora.

Conhecida por ser uma das provas mais difíceis de engenharia no país, o exame teve o número de vagas disponíveis para 2017 reduzido de 140 para 110.  Thiago Costa, coordenador da turma ITA do curso Poliedro afirma que os alunos buscam alcançar seu objetivo com dedicação, esforço e disciplina. “A sinergia com a nossa metodologia de ensino e experiência em capacitação para esse vestibular foram fundamentais para que o Poliedro conquistasse a maior aprovação do Brasil”.

Para o coordenador, a principal dica é acreditar que não há barreiras para o aluno e que o mito de que apenas gênios passam no ITA não existe. "A aprovação é construída com muita dedicação e com muito trabalho. O certo é fazer um bom planejamento de estudos: saber o que estudar, como estudar e quanto tempo estudar. Estudar muito, treinar muito, conforme o planejado, respeitando suas limitações e mantendo um equilíbrio com o bem-estar físico e emocional", ressalta Thiago Costa

Nos últimos cinco anos, 741 candidatos foram convocados pelo ITA. Confira o ranking das cidades com os maiores aprovações, no Vestibular do ITA 2017.

1º São José dos Campos - 35

2º Fortaleza - 33

3º Curitiba - 10

4º Rio de Janeiro - 7

5º Brasília - 4

5º Recife - 4

5º São Paulo - 4

6º Campinas - 3

6º Teresina - 3

7º Salvador - 2

8º Goiânia - 1

8º Juiz de Fora - 1

8º Natal - 1

8º Porto Alegre - 1

8º Ribeirão Preto – 1