Por João Pedro Teles Em RMVale

São José e Taubaté têm melhora no setor industrial, segundo Ciesp

Cidades apontaram aumento no número de funcionários em julho

gm_4

Total nos últimos 12 meses ainda é negativo nas duas cidades

Divulgação

São José e Taubaté apresentaram resultados positivos nos empregos gerados pelo setor industrial no mês de julho deste ano, comparando os dados ao mês anterior.  Os dados são da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, realizada pelo Fiesp e Ciesp.

Em São José, o aumento foi de 0,2%. O valor representa um número de aproximadamente 100 postos de trabalho a mais na indústria na cidade em comparação com o mês anterior.

No período, o número positivo foi puxado pela alta nos setores de Produtos de Borracha e de Material Plástico (1,56%); e Veículos Automotores e Autopeças (0,23%).

No acumulado do ano, entretanto, o saldo é negativo em 1,46%, ou cerca de 650 postos de trabalho. Se contabilizarmos os últimos 12 meses, o número é ainda pior: 4,03% de queda, ou 1.900 funcionários a menos na indústria.

Taubaté

Taubaté foi a cidade que obteve o melhor resultado. Na cidade, o saldo foi 0,4% maior de contratações em julho do que em junho. Em números, essa porcentagem representa cerca de 200 empregos a mais do que o mês anterior.

Leia MaisRMVale tem saldo positivo de 200 empregos em julho, diz CagedCPI vai apurar falta de pagamento de benefícios a funcionários da UnitauPAT de São José oferece vagas de emprego em 13 áreas

O aumento do nível de emprego na cidade foi influenciado, principalmente, pelo crescimento nos setores de Produtos de Minerais Não-Metálicos (2,53%) e Produtos Alimentícios (1,51%).

Na soma de todos os meses de 2017, o saldo também é positivo.   De acordo com a pesquisa, foram acumulados 0,55% a mais de empregos, o que significa cerca de 250 postos de trabalho.

A recuperação, entretanto, ainda não compensa a queda de empregos na indústria no último ano. Na somatória dos últimos 12 meses, o acumulado em Taubaté ainda é 1,59% negativo. A porcentagem representa cerca de 800 postos de trabalho a menos neste período.

No ano, temos um acumulado de 0,55%, representando um aumento de aproximadamente 250 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -1,59%, representando uma queda de aproximadamente 800 postos de trabalho.

Caged

A pesquisa divulgada pelo Fiesp e Ciesp corrobora os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.