Por Meon Em RMVale

São José ganha serviço de compartilhamento de bicicleta e patinete

Prefeitura já regulamentou o sistema, que deverá ser lançado no sábado

yellow_bike

O startup Yellow opera na capital paulista com sistema sem estações, o cliente pode deixar a bicicleta em qualquer local 

Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos deve lançar ainda este mês um serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes em ruas da cidade. O sistema deverá funcionar perto dos pontos de ônibus com maior movimento e locais próximos à rede cicloviária.

Na última sexta-feira, a prefeitura publicou decreto que regulamenta e define as regras para execução do serviço e credenciamento das empresas que pretendem operar o compartilhamento de bicicletas e patinete em São José.

Procurada pelo Meon, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o programa será lançado no próximo sábado (22), mas não quis falar sobre o assunto.

De acordo com decreto, as empresas poderão disponibilizar as bicicletas e patinetes para uso público, através de aluguel por prazo determinado, com ou sem estações (bases fixas para retirada e entrega dos veículos).

Em São Paulo, pelo menos quatro empresas oferecem locação de bicicletas nos dois sistemas, com e sem estação. Os usuários do serviço utilizam aplicativos instalados em celular para localizar as bicicletas e pagar pelo trajeto percorrido. 

Leia MaisGoverno Ortiz gasta R$ 300 mil para realizar a FLITAlckmin leva tombo em ato de campanha em BrasíliaAcusado de matar ex-namorada de 15 anos a tiros é preso em Ubatuba

Aplicativo

Em São José, de acordo com o decreto, as empresas terão que cadastrar os usuários e gerir a utilização das bicicletas e dos patinetes mediante adoção de plataforma tecnológica e incentivar os deslocamentos de curtas distância e duração.

Também são requisitos mínimos para a prestação do serviço a utilização de mapas digitais para localização das bicicletas, dos patinetes e demais equipamentos; avaliação da qualidade do serviço pelos usuários; disponibilização eletrônica ao usuário de canais de suporte e atendimento e emissão de recibo eletrônico. 

Custo

Ainda de acordo com o decreto, para operar o sistema, as empresas terão que pagar à prefeitura mensalmente o correspondente a 5% do valor total das viagens. Para fazer o credenciamento a empresa deverá pagar R$ 5.000. Os valores arrecadados pelo município serão repassados ao Fundo Municipal de Transportes.

O edital da prefeitura também prevê liberdade liberdade tarifária, isto é, as empresas poderão estabelecer os valores da locação, mas poderão ser reprimidas no caso de práticas desleais e abusivas.

As bicicletas e os patinetes do sistema deverão ter identidade própria, como adesivos ou pinturas visíveis que facilitem a identificação, inclusive explorar publicidade no corpo das bicicletas e dos patinetes e na plataforma tecnológica disponibilizada aos usuários. Os veículos poderão ficar estacionadas em paraciclos, bicicletários, estações e vagas dedicadas, exclusivos ou não, localizados em vias e logradouros públicos, de acordo com regras a serem definidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.