Por Meon Em RMVale

Sem aferição do Inmetro, os novos radares de São José estão inoperantes

Prefeitura começou a instalar os equipamentos em janeiro

radares_sao_jose_dos_campos

Radares fixos não estão fiscalizando a velocidade em São José

Divulgação

Os radares fixos instalados em vários bairros de São José dos Campos não estão habilitados para fiscalizar a velocidade dos veículos e, consequentemente, não geram multas. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, somente dois radares móveis estão habilitados para fiscalização.

A prefeitura iniciou a instalação dos novos radares no dia 15 de janeiro. A meta da Secretaria de Mobilidade Urbana era colocar em operação 178 radares fixos e móveis até o final de maio.

 Desde agosto do ano passado, São josé dos Campos está sem radar de fiscalização eletrônica. Em dezembro, a empresa Fotosensores venceu a licitação para instalar e operar os equipamentos fixos durante dois anos.

Leia MaisVeja vídeo dos bastidores da palestra de Henrique Meirelles em São JoséInscrição para concurso da Câmara de São José encerra nesta sexta-feiraJuiz determina desocupação de área em Jacareí; sem-teto planejam ato

Porém, como os radares não têm aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) não podem gerar multas. De acordo com a legislação,  a aferição do radar pelo Inmetro é elemento essencial do auto de infração.

O problema teria ocorrido porque os radares da Fotosensores não estão de acordo com os padrões exigidos por uma lei de 2014. O prazo para adequação dos equipamentos venceu em fevereiro.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade Urbana, a solicitação para homologação dos aparelhos, assim como o recolhimento das taxas, foi feita  em janeiro. A empresa teria conseguido na justiça o direito de obter a homologação dos aparelhos, e estaria aguardando o cumprimento da ordem judicial por parte do Inmetro.

 Ainda segundo a assessoria, a homologação, bem como a aferição dos equipamentos é programada entre a empresa contratada e o órgão regulador, e seguem legislação específica.

 Os radares móveis (estáticos)  estão funcionando e as vias fiscalizadas podem ser consultadas no site da prefeitura.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.