Por Meon Em RMVale

Taubaté oferece exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama

Ação acontece também em outras cidades da região; confira

outubro_rosa_3

Durante o mês de prevenção ao câncer de mama, Taubaté realiza atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atividades educativas e exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Em São José dos Campos, também haverá ações como esta e aulas de ritmos.

Até o dia 31 de outubro, as UBS’s de Taubaté vão promover mutirões de coleta de preventivo, além de exames físicos de mama e solicitação de mamografia. As mulheres interessadas devem procurar a unidade básica mais próxima de sua residência com os seguintes documentos: RG, CPF e cartão SIM e SUS. Cada UBS tem um cronograma diferente.

Em São José dos Campos, além dos exames e ações preventivas nas unidades básicas, haverá também arrecadação de um litro de óleo ou de um lenço, que serão destinados às organizações voltadas ao acompanhamento e auxílio de pacientes com câncer (clique aqui e confira a programação).

Em Jacareí, as unidades de saúde realizarão  exames preventivos apenas no dia 26 de outubro. Segundo a Prefeitura, o evento acontecerá no sábado, das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde dos bairros Cidade Salvador, Parque Meia-Lua, Igarapés, Santa Cruz dos Lázaros, Parque Santo Antônio e Jardim das Indústrias.

Estatísticas

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A patologia acomete, principalmente, mulheres acima de 50 anos. Para 2018 foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. 

Leia MaisFelicio Ramuth usa redes sociais para criticar Wagner Balieiro por barrar votação do Zoneamento de São JoséEmbraer espera concluir acordo com a Boeing no começo de 2020Com queda na arrecadação, São José e Taubaté apresentam orçamento para 2020

Este ano, a Santa Casa de São José dos Campos notificou 235 novos casos do problema entre janeiro a setembro, o equivalente a 26 registros mensais. Em Taubaté foram registradas 32 mortes pela doença este ano, segundo a Vigilância Epidemiológica.

Diagnóstico

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais, como a presença de nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;

Há também casos em que a pele da mama fica avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações e/ou saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

É importante que a mulher sempre observe suas mamas e, ao perceber qualquer mudança, procurar um médico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.