dehoniana

Mais de cem participantes toparam a maratona de criar uma startup em 54 horas

Divulgação

Está acontecendo, na Faculdade Dehoniana de Taubaté, o Startup Weekend. Um evento, de 54 horas de duração, de iniciativa do Google. A Faculdade Dehoniana fica na avenida Francisco Barreto Leme, 550, na Vila São Geraldo, em Taubaté.

Segundo os organizadores, são mais de cem participantes que toparam a missão de desenvolver uma startup ao longo de três dias de muito trabalho. O evento termina neste domingo, às 21h.

Durante o evento, os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. Um grande desafio.

O evento já foi realizado em cerca de 100 países e mais de 8000 startups já foram criadas. O Startup Weekend é voltado para pessoas com perfil de negócios, desenvolvedores e designers.

O palestrante que fez a abertura do evento foi Bernardo de Pádua, fundador e CEO da empresa Quero Educação, de São José dos Campos, que contou o seu trajeto desde quando começou, em 2007, até alcançar o sucesso do empreendimento. A empresa é responsável por administrar o site Quero Bolsa, empresa mais cool da região (é chamada de a Google do Vale do Paraíba), plataforma que compara faculdades, com a missão de melhorar o acesso ao ensino superior.

Ele deu conselhos para os participantes comparando com sua trajetória, como ter a consciência de que o caminho será difícil e de se cercar das melhores pessoas para fazer o trabalho crescer. Bernardo também deu a dica de trabalhar em Startups em ascensão para ganhar experiência e ter um projeto almejando grandes coisas.

"Eu vejo muitos empreendedores em início de carreira que pensam pequeno", disse, explicando que os participantes precisam ter uma mentalidade para se tornarem grandes empresas, maiores que a Embraer.

Como funciona o evento?

O evento começou na sexta-feira (7) com a apresentação das ideias. Em seguida, as ideias foram votadas e as equipes foram montadas. Sábado e domingo são os dias para fazer o modelo de negócio, validar o produto, desenvolver o MVP (Produto Viável Mínimo) e o seu design, sendo que as equipes terão acesso a excelentes mentores que aconselharão e ajudarão a tirar dúvidas sobre o projeto.

Hoje (9), último dia do evento, é hora da apresentação dos produtos finais, que serão julgados e avaliados pelos jurados. Os projetos vencedores ganharão prêmios.