Por Meon Em RMVale

TJ obriga Saae a fornecer água e rede de esgoto a morador de área irregular

Ação da Defensoria Pública beneficia moradores do Parque Imperial

20140403_jacarei_divulgacao_alex_brito_pmj_3

Saae tinha feito acordo com MP suspendendo serviços em áreas irregulares 

Arquivo/Meon 

O Tribunal de Justiça concedeu duas liminares obrigando o Saee (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), empresa municipal ligada à Prefeitura de Jacareí, a disponibilizar o serviço de água e esgoto a pessoas que moram em imóveis irregulares no bairro Parque Imperial.  A decisão acata pedido da Defensoria Pública de Jacareí.

As duas ações foram movidas pela Defensoria após o Saee firmar acordo com o Ministério Público determinando a suspensão de ligações de água em moradias irregulares até a regularização do tratamento de efluentes.

Leia MaisSão José perde 4 posições em ranking nacional de saneamento básicoUBS é invadida e furtada na zona norte de São José dos Campos(Vídeo) Carro fica destruído após incêndio em São José

As liminares concedidas pelo TJ beneficiam uma mulher que reside com dois filhos no Parque Imperial há quatro anos e um homem, que construiu uma casa no bairro mas aguarda a ligação do imóvel à rede de água e esgoto para se mudar.

Segundo a Defensoria Pública, ao pedirem a instalação dos serviços para o Saee, ambos teriam sido orientados a providenciar por conta própria a implantação do sistema de fossas.

Devido ao acordo firmado entre Saee e MP,  ainda segundo a Defensoria, os pedidos judiciais para garantir o fornecimento de água e saneamento básico nas áreas consideradas irregulares  vinham sendo negados em primeira instância. Por conta disso, o defensor público Bruno Ricardo Miragaia Souza recorreu ao TJ-SP em favor dos dois moradores.

Ele ressalta que o acesso à água é um direito básico garantido tanto pela Constituição Federal quanto pelo Código de Defesa do Consumidor.

“Respeitamos o entendimento de que é preciso vislumbrar uma solução coletiva para o problema, mas isso não afasta o direito das pessoas de ter acesso imediato ao serviço”, avaliou o defensor.

O Meon procurou a Saee, mas não teve retorno até as 18h desta sexta-feira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.