Por Meon Em RMVale

Ubatuba tem evento em homenagem aos 150 anos do inventor Gastão Galhardo Madeira

Palestra e exposição acontecem nesta segunda-feira, às 19h

gastao_galhardo_madeira_junto_a_placa_em_ubatuba_30_out

Gastão Madeira dá nome ao aeroporto de Ubatuba, cidade onde nasceu

Acervo Maria Cristina Madeira




Ubatuba recebe, nesta segunda-feira (17), uma cerimônia de comemoração dos 150 anos de nascimento de Gastão Galhardo Madeira (1869-1942), inventor e pioneiro da aviação. O evento acontecerá às 19h, no Teatro Municipal de Ubatuba.

O evento contará com palestra e exposição sobre os estudos e inventos do inventor que dá nome ao aeroporto da cidade do Litoral Norte.

Gastão Madeira nasceu em Ubatuba em 20 de junho de 1869 e entre 1890 e 1917, desenvolveu estudos fundamentais para os primeiros anos da aviação, na transição entre o voo de balões movidos a gás – mais leves que o ar – para o voo de objetos mais pesados que o ar. Chegou a viajar para a França em 1914 para construir protótipos de suas invenções, mas, em função da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), retornou ao Brasil em 1917, onde seguiu carreira como procurador.

O nome de Gastão Madeira é um dos que figura na placa feita em ouro e brilhantes comemorativa do voo do hidroavião Jahú, ao lado de Alberto Santos-Dumont, Bartolomeu Gusmão e outros pioneiros da aviação. Em 1927, o Jahú foi o primeiro voo tripulado por brasileiros a realizar a travessia sem escalas do oceano Atlântico Sul.

Palestras

Durante o evento, o autor do livro autor do livro Voando Além do Tempo – O pensar de Gastão Madeira, Cesar Rodrigues, vai falar mais sobre as pesquisas e resgatar as contribuições do inventor para a aviação brasileira.

Dentre as contribuições de Gastão para a aviação aérea atual, Rodrigues destaca a preocupação com a segurança operacional, manifestada na ideia do Aviplano - um aparelho que planaria vagarosamente até o chão, em caso de pane do motor - e os estabilizadores automáticos, que, de certa forma, são um embrião do que hoje é conhecido como piloto automático.

"Comemorar os 150 anos do nascimento de Gastão Madeira é resgatar a memória de um talentoso e esquecido pensador do início da aeronavegação, com o desejo de que se assegure um registro histórico da aviação e que contribua para a formação de uma identidade cultural da cidade de Ubatuba, ao enfatizar personalidades locais, desconhecidas das atuais gerações", destaca o autor.

O Teatro Municipal de Ubatuba, onde será sediado o evento, fica na praça Exaltação à Santa Cruz, 22, Centro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.