Por João Pedro Teles Em RMVale

Proposta divide opinião entre taxistas e motoristas de app em São José

Projeto de Lei Complementar pode endurecer regras para os apps

uber_5

Uber se posicionou contrária ao projeto

Divulgação

A votação do Projeto de Lei Complementar 28/2017, que cobra dos motoristas de aplicativos de transporte exigências parecidas a dos taxistas, esquentou mais uma vez o embate entre as duas classes. O PLC está em tramitação no Senado e deve ser votado provavelmente nesta terça-feira (31).

Motoristas dos aplicativos Uber e 99 POP chegaram a se manifestar em passeata nesta segunda-feira (30). Os manifestantes saíram do estádio Martins Pereira e foram até o Parque da Cidade e também suspenderam os serviços por duas horas.

Se aprovado, o projeto vai estabelecer novas regras aos apps. Os carros, por exemplo, precisarão fixar placas vermelhas, assim como já acontece com os taxis. Exigências como o emitir o certificado de licenciamento do veículo no nome do condutor, o que não acontece atualmente, também estão no pacote.

Leia MaisMotoristas da Uber e 99POP paralisam serviço por 2 horas em São JoséJovem é detido com drogas após chutar viaturaTrabalhadores da Novelis iniciam greve em Pindamonhangaba

Em São José dos Campos a atividade já é regulamentada. Os motoristas pagam à administração uma taxa de 1% de cada corrida.

 “Somos contrários ao PLC, que tem como objetivo banir o sistema de motorista por aplicativo no Brasil. Isso não desfavorece só o motorista, mas a sociedade que utiliza do serviço para locomoção diária ou sazonal, deixando de garantir a livre concorrência do serviço de transporte”, afirma Moacir Santos, motorista da Uber desde dezembro de 2016 e da 99 POP há dois meses.

Para as empresas que prestam os serviços de transportes individuais a medida é vista como um retrocesso. Por nota, o Uber afirmou que o projeto criaria uma burocracia "tão grande que impediria os motoristas de trabalhar". Já o 99 POP afirmou que apoia o movimento dos motoristas e lamenta a votação no Senado.

Outro lado

Já para os taxistas, a aproximação da votação é motivo de comemoração.  A classe acredita que o PLC coloque a concorrência entre os serviços em pé de igualdade.

Advogado do Sindicato dos Taxistas, Cristiano Pinto Ferreira espera que a matéria seja votada nesta terça-feira. “Trata-se de fazer justiça. Se passar, esse projeto não será nada mais do que justo”, afirma.

Enquete

Para entender qual a posição dos leitores sobre a polêmica votação que pode acontecer nesta terça, o Meon criou uma enquete na home do portal para saber se o público é a favor ou contra o Projeto de Lei Complementar que pode mudar as regras do transporte individual em todo o país.

Deixe seu voto abaixo:

[survey:40]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.