Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 30 ABR 2020 - 14H04

Colégio de São José cria aula de educação física a distância durante quarentena

Prática de exercícios físicos fortalece o sistema imunológico e estimula saúde física e mental dos estudantes

Divulgação
Divulgação
Os exercícios ensinados são de baixo impacto e podem ser feitos com materiais encontrados em casa


Um colégio particular de São José dos Campos incluiu no cronograma pedagógico aulas de educação física a distância durante a quarentena. A prática de atividade física, além de fortalecer o sistema imunológico, estimula a saúde física e mental dos estudantes. Os exercícios ensinados são de baixo impacto e podem ser feitos com materiais encontrados em casa. 

As aulas são ministradas por educadores da disciplina em questão. Pedro Henrique Nunes, professor de educação física, explica que "considerando a situação de isolamento social, que impede o acompanhamento profissional, criamos atividades de baixo impacto e fáceis de executar. Temos aulas para membros superiores, inferiores, abdômen e costas, que envolvem poucos materiais e podem ser feitas utilizando coisas que temos em casa, como colchonetes, cadeiras e cobertas para cobrir o chão. Toda a família pode participar e se manter ativa", disse em nota à imprensa.

A prática de exercícios físicos é importante, segundo os especialistas, para o condicionamento do corpo e da mente, fortalecimento do sistema imunológico e fluxo correto da circulação sanguínea, conforme informou o grupo de coordenação de uma das unidades do colégio.  “Durante os exercícios, o cérebro libera neurotransmissores ‘do bem’, como dopamina e serotonina, que trazem sensação de bem estar. Além disso, podem diminuir a ansiedade, pois o aluno precisa se concentrar no movimento e deixar de lado outros pensamentos. Se o estudante tem mais disposição física, é capaz de se concentrar melhor nas aulas e nos estudos. Criar uma rotina que mescle a atividade física, sono adequado, boa alimentação e estudo, garante a saúde mental e reforça o sistema imunológico".

Confira dicas elaboradas pela equipe do Colégio Poliedro para a manutenção do equilíbrio emocional dos estudantes durante a pandemia

1. Mantenha uma rotina

Organize as tarefas por ordem de prioridade e determine um momento livre.

2. Não perca contato com as pessoas

Utilize as redes sociais, ligações e videoconferências para entrar em contato com as pessoas.

Leia MaisMáscaras de proteção personalizadas conquistam o público durante pandemiaSaiba como diferenciar os reflexos do tempo seco dos possíveis sintomas de coronavírus“É muito mais importante do que estão imaginando”, afirma médico sobre prática de tomar sol

3. Delimite um horário para ver notícias

Ficar constantemente exposto às notícias pode causar estresse e ansiedade. Além disso, é importante buscar informações em fontes confiáveis e seguras.

4. Autocuidado

Mantenha uma alimentação saudável, o sono regulado e se hidrate; Pratique atividade física; Realize atividades que gosta.

5. Não se julgue

Se ficar triste e ansioso tente escrever sobre o que está sentindo para procurar compreender. E lembre-se que esses sentimentos não te definem e que vão passar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.