Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 06 ABR 2020 - 19H07

Como aumentar as vendas com a ajuda da internet

Publicitário dá dicas para empreendedores alavancarem os negócios durante a pandemia, de forma virtual

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"No mundo online não existe segredo que possa ser escondido para sempre, portanto, verdade e transparência são fundamentais", relata Arison Nakazato


Muitos comércios foram impactados pela determinação de quarentena e fechamento temporário das portas. Os autônomos também tiveram seu dia a dia modificado pela nova realidade. Entretanto, em meio à crise, os pequenos empreendedores podem encontrar a possibilidade de se redescobrirem. É nesse cenário que as mídias digitais aparecem como novas portas para o mercado.

Arison Nakazato, coordenador do curso de Publicidade da Anhanguera de São José dos Campos, ensina como os profissionais podem usar as mídias sociais em seu favor e se destacar nelas.

O publicitário elenca 6 dicas de marketing para ampliação dos negócios durante a quarentena:

1 - Organize e olhe o seu negócio;

2 – Trabalhe o seu material para a venda: faça fotos, vídeos e colha depoimentos de clientes;

3 – Contate os seus clientes: informe que você continua trabalhando para atendê-los;

4 – Use as redes sociais;

5 – Crie promoções;

6 – Interaja com os seus clientes.

Quer saber um pouco mais sobre publicidade? Confira a entrevista com o publicitário:

O que os profissionais devem saber sobre publicidade nas mídias sociais?

Assim como qualquer outro meio de comunicação, cuja finalidade é construir uma marca, o que vale é a credibilidade e a confiança conquistada. Por isso, é fundamental que as técnicas aplicadas tenham um refinamento, reflitam a verdade e construam uma linguagem adequada junto aos seus clientes.

Para os profissionais que não têm nenhuma experiência com mídias sociais, por onde começar?

O ideal é procurar um profissional de comunicação que preste assessoria na construção da marca. A sugestão para este momento de pouco dinheiro é o investimento assertivo. A dica é investir na construção das estratégias mais do que na produção de conteúdo, que com um pouco de tempo pode ser feito por você mesmo.

Outra possibilidade é buscar profissionais que também atuam como professores, contratando-os para promover capacitação a seus colaboradores, podendo ampliar sua ação comercial mesmo através do home office.

Dos recursos disponíveis nas mídias sociais que não demandam investimento financeiro, quais trazem melhores resultados para os profissionais?

É fundamental entender que todas as mídias trazem resultados se realizadas com a estratégia correta, boa formatação da geração de conteúdo e alinhamento com seu público alvo.

Só para exemplificar, em uma análise ultra simplista, podemos falar que o Facebook tem público bem amplo, mas seu meio de propagação hoje é bem controlado pelo algorítimo, sendo então bem lenta a ampliação de público comercial sem introduzir investimento. No entanto, estratégias de geração de conteúdo que oferecem informação de utilidade pública, amplificam sua penetração por conta dos compartilhamentos. Mas como disse, este é um exemplo ultra simplista.

Nas redes sociais, as postagens devem ser realizadas seguindo alguma periodicidade?

Muitos teóricos concordam com essa afirmação, e falam que a periodicidade amplifica a comunicação construindo a mensagem na mente do consumidor.

Mas há ressalvas quanto ao uso apenas dessa tática. Hoje, somos bombardeados por muitas informações e descartamos pelo menos 70% delas. Ter periodicidade, mas com pouco a dizer não a torna relevante. E faz com que as pessoas a descartem como verdadeira.

Ter uma “persona” que é tida como verdadeira e relevante pode ser muito melhor que produzir inúmeras postagens.

Para os profissionais que já estão nas mídias sociais, como inovar neste momento?

Todo negócio pode se renovar neste momento. Vou dar como exemplo um restaurante que frequento, próximo à minha casa, onde as famílias do bairro costumavam almoçar por ter um preço justo e uma comida bem caseira. Neste momento da crise ficou fechado por uma semana, depois colocou na frente de sua fachada uma faixa com de seus contatos nas redes sociais, informando que estavam entregando em casa o almoço e jantar. Por conta da credibilidade e relacionamento construído no almoço das famílias, este restaurante está usando os meios digitais para entrar também no período da noite, ampliando seu negócio e testando o mercado antes de fazer um grande investimento na noite. É bem possível que quando tudo normalizar o restaurante volte em dois períodos.

Como atingir pelas mídias sociais novos clientes?

O segredo da inovação não está na propagação das mídias sociais, mas sim, na construção de estratégias usando aquelas como meio.

Como se destacar nas mídias sociais?

É preciso mudar um pouco a mentalidade empresarial. Seja verdadeiro e não tenha medo de intimidade. Uma mídia social, como o nome diz, significa ser social, aprender a contar com os outros e também compartilhar com os outros. Aquelas empresas que não veem seu cliente como seu “amigo”, alguém com quem pode compartilhar erros e acertos, pensando neste somente como consumidor, têm poucas chances de convencê-lo que seu produto deva ser adquirido.

Quais as dicas para os profissionais que estão apostando na publicidade digital?

No mundo online não existe segredo que possa ser escondido para sempre, portanto, verdade e transparência são fundamentais.

O Portal Meon tem espaços publicitários digitais e faz um trabalho bem bacana de divulgação nas mídias sociais, que podem ajudar você e a sua empresa nesse momento.  Conheça as nossas propostas, encaminhe um e-mail para executivos@meon.com.br ou entre em contato pelos telefones: (12) 98180-5058 e (12) 99722-5999. Faça da dificuldade, uma oportunidade de aumentar as suas vendas nesse período!

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