Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 02 ABR 2020 - 12H29

Embraer propõe layoff e redução de salários dos funcionários, diz sindicato

Medida seria para a Embraer, Yaborã (empresa de transição) e Eleb, que fabrica trens de pouso

Arquivo/Meon
Arquivo/Meon
Medida ainda será debatida com os trabalhadores


A Embraer e a Yaborã, empresa criada para a transição Embraer-Boeing, querem reduzir os salários dos trabalhadores e propuseram ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região a adoção de layoff. A informação é do próprio sindicato, que deve apresentar as propostas aos funcionários ainda nesta quinta-feira (2), às 14h, por meio de uma rede social. A montadora de aeronaves, por outro lado, defende que a empresa está estudando meios de reduzir os impactos causados pelo coronavírus.

A proposta atinge os trabalhadores da Embraer, a Yaborã, empresa criada para a transição entre a brasileira e a Boeing, além da Eleb, fabricante de trens de pouso.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta seria de layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) para uma parte dos trabalhadores. Já para os que permanecerem em serviço tanto na fábrica quanto home office, a proposta seria de redução de jornada, mas com redução de salários. Não foi informado quantos colaboradores seriam atingidos por cada medida.

A medida, que ainda será debatida novamente entre sindicato e empresa, entraria em vigor após as férias coletivas dos trabalhadores, que teve início nesta quarta-feira (1) e vai até a próxima semana, com os trabalhadores voltando apenas no dia 13 de abril.

A princípio, o sindicato é contra a proposta. De acordo com a categoria, eles reivindicam licença remunerada e manutenção de direitos e salário durante o período de crise do coronavírus.

Já a Embraer informou por meio de nota que “está analisando a situação junto com os governos e sindicatos locais, para tomar a decisão mais adequada para proteger os colaboradores do contágio pelo coronavírus e, ao mesmo tempo, manter operações críticas para atender as necessidades essenciais dos clientes e da população, de forma que se tenha o menor impacto possível para todos”.

Vale ressaltar que a proposta ainda não foi apresentada oficialmente aos trabalhadores da Embraer, Yaborã e Eleb. O sindicato vai repassar as possíveis medidas aos funcionários por meio de uma transmissão ao vivo, às 14h desta quinta. A empresa e os representantes dos trabalhadores devem voltar a debater as medidas nesta sexta-feira (3).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.