Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 08 ABR 2020 - 12H42

Polícia Federal pede atenção aos crimes virtuais durante a crise do coronavírus

Criminosos usam de falsas campanhas para pegar dados das vítimas e cometer fraudes

Arquivo/Meon
Arquivo/Meon
Busca se informar por meio de veículos confiáveis e fontes oficiais


O meio virtual ficou ainda mais em evidência com a crise do novo coronavírus. Desde o entretenimento por meio de transmissões ao vivo de artistas até pedir comida por aplicativos e outros meios da internet cresceram nos últimos dias com a quarentena. Por outro lado, os criminosos também se aproveitam da internet para cometer os crimes.

De acordo com a Polícia Federal, o número de crimes virtuais registrados está aumentando desde o início da quarentena. O órgão informou que os criminosos estão utilizando meios como links, e-mails, mensagens por aplicativos, ligações telefônicas e outros canais virtuais para conseguir dados pessoais e bancários para aplicar golpes e fraudes.

A PF também divulgou uma lista dos meios mais comuns que os bandidos utilizam para aplicar os golpes e também como se prevenir deles:

- Links: não clique em links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens em nome de instituições bancárias, além de não preencher dados e sempre buscar um canal oficial de informação do banco para saber da veracidade do link;

- Boleto falsificado: Códigos de barras podem ser facilmente alterados. Fiquem atentos ao nome da empresa e valor do pagamento.

- Empréstimos: Se aproveitando do momento de dificuldades financeiras, golpistas oferecem facilidades em refinanciamento de dívidas e empréstimos consignados. Desconfie de ofertas “boas demais” e sempre busque alternativas;

- Golpes usando aplicativos de mensagens: solicitações de empréstimos e transferências podem ser fraudes, fique atento a solicitações estranhas;

- Voucher auxílio emergencial: procure veículos de informações confiáveis e os canais de comunicação oficiais do governo e da Caixa Econômica Federal;

- Campanhas de doação: Em momentos de crise é muito comum surgirem campanhas de doação de todos os tipos. Busque identificar se as instituições e causas levantadas existem antes de doar, se possível doe produtos, não dinheiro.

É sempre importante ressaltar que em períodos de crise, a arma mais poderosa é a informação. Busque se informar por meio de fontes oficiais e veículos de comunicação confiáveis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.