Por Meon Em RMVale

Polícia Militar será equipada com ‘câmeras de peito’ até o fim do ano

Inicialmente, 11 batalhões do estado vão receber a tecnologia

stanellis_e_alvaro_batista_camilo

Comandante do CPI-1, José Eduardo Stanellis, e secretário executivo da PM, coronel Álvaro Batista

Nome do fotógrafo

A Polícia Militar deve implantar até dezembro as chamadas ‘body cam’, câmeras que ficarão presas na farda do policial para filmar as abordagens. A informação foi dada nesta quarta-feira (18) pelo secretário executivo da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, em São José dos Campos.

O secretário visitou o Comando de Policiamento do Interior - 1 (CPI-1), a fim de coletar informações sobre o trabalho dos policias e apresentar ao governo estadual possíveis demandas que poderão ser resolvidas.

Inicialmente, o projeto  ‘Olho Vivo’ será implantado em 11 batalhões do estado. O secretário não especificou quais são as unidades que receberão a tecnologia, mas disse que todos os policias vão atuar com as câmeras no peito até o fim de 2020, em todas as cidades paulistas.

“Todos os policias vão ter a câmera no corpo, que será instalada na farda e vai filmar tudo o que acontece. Não só para melhorar os protocolos que ele [policial] já segue, mas quem está sendo abordado vai saber que está sendo filmado e isso tudo vai melhor o atendimento”, disse.

O secretário destacou também as implantações tecnológicas que o governo tem feito, como uso de drones que devem chegar até dezembro para serem utilizados em ações policiais, e a intenção de que os municípios implantem o sistema de monitoramento por câmeras ligadas ao Detecta.

“A gente quer que o sistema de monitoramento se expanda ao máximo ligado ao próprio detecta. É um incentivo aos municípios aderirem ao sistema e coloquem câmeras com monitoramento facial e de identificação de placas. Cerca de 60 municípios já têm câmeras com o detecta e queremos que isso se expanda cada vez mais”, informou.

Contratação

Atualmente, segundo o coronel Álvaro Batista, o déficit de policiais em todo o estado é de 9.000 PMs e a mesma quantidade da Polícia Civil, além de 1.600 policiais científicos.

Frente a isto, o governo prevê a contratação de 6 mil policiais militares até o fim deste ano. O coronel adiantou que em meio e novembro do ano que vem outros 2.700 policiais deverão ser contratados com abertura de concurso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.