Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 01 JUN 2020 - 14H08

Portadores de diabetes correspondem a cerca de 25% dos óbitos por Covid-19 no Brasil

Comorbidade é a segunda mais presente nas mortes pela doença no país

Arquivo/Meon/Reprodução
Arquivo/Meon/Reprodução
“Os pacientes que tem diabetes, mas que têm um bom controle glicêmico, esses têm um menor risco de complicação”, explica a endocrinologista Lais Hernandes


De acordo com o Boletim Epidemiológico Coronavírus, do Ministério da Saúde, cerca de 25% dos óbitos registrados pela doença no Brasil foram em pacientes portadores de diabetes. Esse grupo está mais suscetível a ter complicações graves se infectado pelo vírus, explicam os especialistas.

O boletim publicado pelo Ministério da Saúde considerou os dados disponíveis sobre a pandemia até o dia 23 de maio. Até a data, o Brasil tinha registrado 22.013 óbitos por Covid-19, sendo que, destes, 5.627 foram de pacientes que eram portadores de diabetes. O que corresponde a 25,56% do total de óbitos. A comorbidade é a segunda mais presente nos óbitos por Covid-19, perdendo apenas para a cardiopatia, que esteve associada a 7.318 óbitos.

A endocrinologista do ambulatório e Programa de Medicina Preventiva da Santa Casa de São José dos Campos, Lais de Oliveira Hernandes, esclarece que os portadores de diabetes, se infectados, têm mais chances de complicações. “É importante lembrar que a pessoa portadora de diabetes não tem um maior risco de infecção, mas sim de maior gravidade, ou seja, se ela adquirir a doença ela tem maior risco de complicações”, explica.

“Os pacientes que têm diabetes, mas com um bom controle glicêmico, têm um menor risco de complicação”, acrescenta a endocrinologista.

De acordo com publicação no site da Sociedade Brasileira de Diabetes, “o risco de complicações é maior para aqueles com 60 anos ou mais, com complicações do diabetes, com doenças concomitantes como a pressão alta e que estão com altos níveis de açúcar no sangue, independe do tipo de diabetes”.

Medidas de prevenção ao Covid-19

Lais explica ainda que os portadores de diabetes devem seguir as medidas de prevenção recomendadas à população geral, como:

- Sair de casa apenas quando realmente for necessário, fazendo uso de máscara de proteção e evitando tocar em superfícies;

- Evitar contato próximo com pessoas que tenham qualquer sintoma de doença respiratória, suspeita ou confirmação de Covid-19;

- Lavar frequentemente as mãos (na ausência de água e sabão, usar um desinfetante a base de álcool 70%);

- Cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Higienizar objetos e superfícies tocadas com frequência, como maçanetas;

- Manter-se bem hidratado;

- Manter uma alimentação balanceada;

- Manter os ambientes bem ventilados.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.