Debates e palestras sobre a busca da vida saudável em São José

Os hábitos que temos estão intimamente ligados a nossa saúde e bem-estar. Nós criamos nossos hábitos, portanto, está em nossas mãos podermos pensar se alguns deles estão mesmo contribuindo para uma vida mais saudável ou não. Então? Você já parou para pensar na forma como você está vivendo? Como você está se sentindo com você mesmo e com a sua vida?
Fazendo essa análise, e dependendo de sua resposta, você poderá pensarsobre alguns hábitos simples de serem aplicados na sua rotina de vida. Acredite, esta simples decisão de criar e introduzir hábitos saudáveis e aplicá-los diariamente, a partir de hoje, poderá afetar positivamente a sua saúde física e emocional ao longo de sua vida.
Nesse sentido, seguem algumas dicas simples que podem contribuir para a sua decisão por optar por uma vida mais saudável.

1- O nosso cérebro se acalma com alguns odores. Experimente essa dica, cheire a casca de uma laranja ou o óleo essencial deste aroma, esta simples ação poderá melhorar seu humor e reduzir níveis de estresse. Você poderá também escolher outro aroma que seja agradável para você e que seja simples de tê-lo por perto e assim que se sentir estressado, cansado ou irritado, faça essa experiência. Respire o aroma profundamente, inspire e ao mesmo tempo pense em memórias agradáveis à você e expire o que está lhe deixando num estado de estresse.

2- Uma boa digestão começa na boca, de acordo com a forma como mastigamos os alimentos, não é mesmo? Com a agitação da vida, muitas pessoas acabam não dando o devido valor a importância deste momento para o próprio organismo. Engolem a comida, ao invés de mastigá-la e não aproveitam este momento de pausa. Comer na frente da tv ou do computador não são bons hábitos. Repense na forma como você está fazendo suas refeições. Este simples hábito pode evitar dores de estômago após as refeições, ou aquela sensação de mal estar após se alimentar. É importante aprendermos a observar nosso organismo! Valorize seu momento de alimentação.

3- Meditação melhora a concentração! Estudo do cérebro comprovam que meditar pode contribuir para melhorar sua concentração em suas atividades diárias. Dez minutos de meditação já ajudam. Escolha um período que melhor se adeque na sua rotina e simplesmente feche os olhos, respire de forma tranquila e trabalhe na sua mente apenas o sentir você mesmo. É um momento de introspecção, de não pensar nas suas tarefas diárias, problemas, ou seja o que for, apenas relaxe. No começo é difícil, pois nossa mente está acostumada a não parar de pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Portanto, é um treino. Insista! Não desista!

4- Alongue-se! Faça exercícios! Uma grande quantidade de pessoas, mesmo num alto nível de estresse, mesmo sabendo a importância dos exercícios para o bem estar e saúde de nosso organismo resistem a essa prática. Uma das desculpas é “Não tenho tempo”. Pois bem, vale apena reorganizar sua agenda e introduzir a prática de exercícios na sua rotina. Os ganhos serão muitos, você irá conferir. Você se sentirá mais disposto, com mais energia e com certeza a sua saúde física e emocional também serão afetadas positivamente!


5- Controle o uso da tecnologia nos horários livres. Para tudo há um equilíbrio. Esse é o caminho, o equilíbrio! Nos momentos de lazer relaxe, converse com pessoas, pessoalmente.

Aproveite os momentos com família, amigos. Você possui algum hobbie? Pense nisso! Pense em fazer coisas prazerosas, além de trabalhar. O trabalho é importante sim! Mas, todos os papéis que desempenhamos em nossas vidas são importantes e precisam estar em equilíbrio.

6- Cuidado com o horário de ir para cama dormir! Nosso organismo precisa descansar, durante o sono, com o organismo em repouso, nosso cérebro trabalha! Como o sistema de alerta do cérebro entende que com o organismo em repouso ele pode colocar, digamos, organizar o que aconteceu em nosso dia. Além do que químicas boas para a saúde do organismo são liberadas durante o sono. Quem se encontra em estado de estresse precisaria reconsiderar o horário de ir para cama um pouco mais cedo, se você é daqueles que leva trabalho para casa, ou acaba indo dormir tarde, simplesmente porque possui esse hábito. Enfim, hábitos podem ser mudados. A escolha é sua!

7- Você já prestou atenção na sua postura quando está sentado no trabalho? Faça isso! Perceba a posição de suas costas. Algumas vezes durante seu expediente alongue seus braços...tenha cuidado com seu pescoço, faça inspirações e expirações longas, além de relaxar, ajuda na sua concentração! Experimente!

8- Tenha uma garrafa de água sempre com você! Mantenha esse hábito de hidratar seu organismo! Opte pelas garrafas de vidro ou aço. Procure não reutilizar garrafas de plástico.


Atualmente, percebe-se que muitas pessoas estão adoecendo devido ao estresse ruim, o que na verdade, é um sinal de organismo de que essas pessoas não estão praticando bons hábitos para o próprioorganismo.
Inicie um novo tempo de vida, um começo para o caminho de uma vida mais equilibrada, e por consequência, mais saudável.