criancas_lendo

Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos,aprimora a escrita, pois é importante para o bom funcionamento do cérebro. Durante a leitura, descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

Em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela TV, depois pelos computadores e vídeo-games e agora pelos smartphones.

Sendo assim, um dos grandes desafios dos professores da educação inicial, é ensinar a leitura para os alunos. Mas, não somente ensinar a decifrar códigos, e sim, a ter o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou se informar, pois a prática da leitura aprimora  e dinamiza o vocabulário e a interpretação. O contato com os livros ajuda a formular e organizar a linha de pensamento para a elaboração de "redações".

O hábito de ler deve ser estimulado desde a infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo prazeroso, assim será um adulto culto, dinâmico e ativo.

Saber ler e compreender o que os outros dizem e escrevem beneficia a capacidade de interpretação e a "leitura" crítica do mundo. Há entretanto, uma única condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor !

             Alguns motivos pelos quais devemos LER:

             * entendimento

             * cultura

             * reflexão

             * conhecimento

             * leitura dinâmica

             * vocabulário

             * escrita

             * diversão

             * informação.