Por Meon Em Opinião

30% dos casos de câncer são por hábitos alimentares errados

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) dados divulgados em fevereiro desse ano, indicam que a cada ano 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer. Trata-se de um aumento frente à média anual registrada em 2012, quando houve 8,2 milhões de mortes.

O câncer (também chamado por neoplasia), no Brasil, constitui a segunda causa de morte na população.

Varias são as combinações variáveis de fatores genéticos e ambientais que predispõe a doença, mas de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) 30% é por conta dos hábitos alimentares.

Já sabemos que a alta incidência do consumo de alimentos processados, bebidas alcoólicas predispõe a doença, e o que devemos nos atentar também é que o excesso de carboidratos simples , pode piorar um tumor já instalado, já que estudos apontam que a célula cancerígena se alimenta de glicose.

O câncer de pulmão representa a principal causa de morte por neoplasias nos países desenvolvidos e o fumo continua como o maior e mais bem caracterizado fator de risco, responsável globalmente por cerca de 85% dos casos. Agora, estudo realizado por pesquisadores do MD Anderson, nos Estados Unidos, fornece novas evidências de que a dieta é outro fator de risco importante, demonstrando que o tipo e a quantidade de carboidratos na alimentação podem aumentar o risco de desenvolver a doença.

Uma outra pesquisa, apresentada na Conferência de Câncer de Mama, em San Antonio, também nos Estados Unidos, revela que o carboidrato em excesso aumenta o risco de reincidência do câncer de mama.

Verificou-se que a recorrência do câncer ocorreu em 9.7% das mulheres que diminuíram mais o consumo de amido em comparação com 14.2% das mulheres com o maior aumento do consumo de amido.

Não é de hoje que a ciência aponta a correlação entre câncer e nutrição. As vitaminas A, C e E, assim como dietas ricas em frutas e vegetais, têm sido associadas com a redução do risco, enquanto a alta ingestão de carboidratos refinados,carne vermelha, e gordura saturada é positivamente associada com um risco ampliado para o câncer.

Cabe a nós fazermos nossa parte de buscar o equilíbrio, o bom senso e as informações para que possamos cada vez mais minimizar os fatores variáveis que nos predispõem dessa cruel doença.

ana_caroline_nutricionista

Ana Caroline é nutricionista 

Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.