Por Meon Em Opinião

Alimentação ajuda a melhorar a TPM

Três letras que transformam mulheres. A tensão pré-menstrual, síndrome que atinge a maioria das mulheres, é causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre durante o ciclo menstrual, que pode produzir alterações físicas e psicológicas. Mas você sabe o que pode amenizar esses sintomas?

Leia MaisO hábito do cafézinho é saudável ou prejudicial?Saiba quais são os benefícios da Cúrcuma30% dos casos de câncer são por hábitos alimentares errados

Existem aproximadamente 150 sintomas relacionados à Tensão Pré-menstrual, sendo eles manifestações psicológicas, físicas e comportamentais. As mais comuns são a irritabilidade, ansiedade, oscilação de humor, compulsão por doces e carboidratos, inchaço, prisão de ventre entre outros.

Algumas mulheres sofrem mais do que as outras com os sintomas da alteração nos níveis hormonais e é por esse motivo que cada situação pede um tratamento diferente. 

Para diminuir esses sintomas, a alimentação é fundamental. Uma pesquisa realizada na Universidade de Massachussetts, nos EUA, afirma que mulheres que não sofrem de TPM tem uma dieta mais rica em cálcio. Isso porque o cálcio diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Por esses motivos, o mineral seria capaz de aliviar sintomas como cólicas, dor nas costas e até o nervosismo. Alguns alimentos fonte de cálcio são: espinafre, folha de mostarda, castanha do para, gergelim, quiabo, brócolis, entre outros.

Existem quase 150 sintomas relacionados com a TPM

Outra recomendação é o consumo de alimentos ricos em triptofano, tirosina e fenilanina pois esses aminoácidos podem garantir a síntese dos neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, substâncias que transmitem impulsos nervosos para o cérebro e causam a sensação de prazer. Alimentos fonte desses aminoácidos são: peixes, banana, ovos, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo entre outros.

Importante fugir da cafeína. Além de acelerar o batimento cardíaco, a digestão e causar insônia e irritabilidade, a cafeína pode dificultar a passagem do cálcio e favorecem o aparecimento de câimbras. Passe longe de bebidas como café, chás e refrigerantes.

ana_caroline_nutricionista

Ana Caroline é nutricionista e colunista do Portal Meon

Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.