Por Meon Em Opinião

Alimentação x Menopausa

A única certeza  de que nós, mulheres, podemos ter é que essa hora vai chegar. Para umas mais cedo, infelizmente, para outras no tempo certo que tem que acontecer.

A menopausa é um período fisiológico caracterizado pela declínio dos hormônios  reprodutivos, progesterona e estrógeno. Infelizmente acompanhado de sintomas bem temidos e desagradáveis, como insônia, alteração de humor, depressão, calor, transpiração excessiva, diminuição da lubrificação vaginal, diminuição da libido, infecções no trato urinário, aumento da gordura corporal, dores de cabeça, fadiga. Muitas relatam boa parte dos sintomas já na fase da pré-menopausa, que ocorre de 2 a 4 anos antes da menopausa, e que, em média, costuma ser por volta dos 50 anos. 

Devido a toda essa mudança hormonal e metabólica, ocorre a diminuição da captação e absorção de cálcio favorecendo a osteoporose, diminuição de massa magra (músculo), diminuição da produção endógena de colágeno refletindo na perda da elasticidade da pele, favorecendo o envelhecimento e flacidez.

Sabendo disso, nós mulheres precisamos nos preparar para essa fase.  Quanto melhor for a nossa alimentação e estilo de vida, menos chance dos sintomas virem à tona.

Algumas dicas

Acrescente na sua rotina alimentar linhaça triturada ou já estabilizada, assim irá preservar o ômega 3 e lignanas utilizadas na terapia de reposição hormonal;

Evite ao máximo embutidos e produtos ricos em sódio (frios, salsicha, linguiça, nuggets, etc) pois favorecem a retenção de líquido. Também evite carboidratos simples, como massas, doces, etc.

Consuma alimentos ricos em cálcio como, vegetais verde-escuros, sementes (abóbora, gergelim), tofú, etc; por conta da osteopenia e osteoporose.

Evite bebidas ricas em cafeínas, elas dificultam a absorção do cálcio no organismo. Aumente o consumo de alimentos fontes de vitamina C , vitamina E, magnésio e selênio. Veja a possibilidade e a necessidade com seu nutricionista de suplementar.

Insira na sua rotina alimentos com fonte de L triptofano e vitamina B6, como, cacau, banana, quinoa, que auxilia na produção da serotonina responsável pelo bom humor.

Verificar os níveis de vitamina D em exame laboratotial  é importantíssimo para saúde óssea, absorção do cálcio, disposição, etc. Se hidrate muito.

Fitoterápicos como óleo de prímula, ginseng e Ginkgo Biloba  têm tido bons resultados em pesquisas. Procure uma orientação individualizada com seu nutricionista.

mg_8883_1

Ana Caroline Oliveira é nutricionista

Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.