Olá caros leitores do Meon.

Hoje resolvi falar de um assunto que é muito discutido quando se pensa em comprar um celular  que é sua bateria e eficiência energética. Existem muitas dúvidas e mitos por isso listei as 10 maiores dúvidas sobre baterias de celulares, assim como cuidados e prevenções que devemos ter. Mas afinal o que é mito e o que é verdade?

 

1 – A bateria do celular vicia?

Muitas pessoas costumam falar isso ao reparar que sua bateria não tem mesmo desempenho de antes, demorando mais para carregar ou descarregando muito rápido. Acontece que isso não é porque  sua bateria viciou. As baterias de hoje são de íon de lítio e não viciam.  Esse termo se popularizou com as antigas baterias de níquel cadmo que tinham o efeito memória e precisavam ser carregadas de 0 a 100% para não perderem o desempenho. Então agora você já sabe que as baterias de hoje não viciam, e você pode carregá-las a hora que quiser.

“OK, mas se elas não viciam, porque a minha bateria não tem o mesmo desempenho de antes?”

Toda bateria tem uma vida útil, e nos próximos itens irei te explicar como garantir uma vida mais longa para sua bateria.

2 – Quando compro um celular devo fazer uma primeira carga completa?

Normalmente os celulares vem com uma carga parcial, e a resposta é: Você não precisa. Agora que você já sabe que sua bateria não vicia, você pode sair utilizando o seu celular ou carregar até 100% antes de usar, a preferência é sua e isso não influencia em nada.

3 – Descarregar até 0% é ruim?

Sim, é péssimo. Mas quem nunca deixou a bateria chegar a zero não é mesmo?  O importante é você saber que não é bom deixar zerar sua bateria, isso ao longo do tempo e feito constantemente vai fazer com que a vida útil de sua bateria diminua gradualmente.  Lembra do item 1? Este é um dos principais fatores de sua bateria chegar ao fim da vida mais rápido que o comum. Alguns celulares desligam com 5% de bateria, mas é uma segurança que apenas alguns fabricantes colocam para minimizar estes casos.

4 – Posso deixar o celular carregando a noite toda?

Aqui cabe algumas ressalvas. Se você utiliza carregadores originais, seu celular não está com defeitos, não tem problemas deixar ele carregar a noite toda. Os celulares atuais cortam a energia quando chegam em 100%, justamente para não aquecer ou desgastar a bateria.

A ressalva fica em não deixar ele carregando junto com você enquanto dorme. Tem pessoas que colocam debaixo do travesseiro, deixam carregando e ouvindo música. Isso é muito perigoso, você vai superaquecer o celular, podendo queimar o smartphone ou até mesmo colocando sob risco de explosão.

Alguns estudos dizem que o ideal é carregar o celular entre 20 até 80% para prolongar mais a vida útil. Eu não chego a ser tão paranoico assim, mas lembre-se, não deixar zerar a bateria com frequência é mais  importante.

5 – Usar o celular ao mesmo tempo que carrega é perigoso?

Aqui também cabe ressalvas e cabe o bom senso. A princípio não tem problemas, ele só vai carregar mais devagar. Mas lembre-se, temperaturas excessivas diminuem o desempenho da sua bateria e pode provocar danos aos componentes do celular. Então se você costuma carregar o celular e usar aplicativos pesados ou jogos que podem causar um aquecimento excessivo, é bom você monitorar. Se sentir que seu celular está para fritar ovos, aconselho a parar de usá-lo ou retira-lo do carregador.

6 – Carregadores piratas podem danificar a bateria?

Sim, não usem carregadores pirata, e isso vale para os carregadores de tomada e também veiculares. Não funcionarem de maneira apropriada é o menor dos problemas, eles podem causar danos sérios ao seu celular, e o barato pode sair caro. De preferência opte por carregadores originais do mesmo modelo do seu celular, mas não há problemas em usar carregadores de outras marcas, desde que também originais.

7 – Carregadores Turbos funcionam em qualquer celular?

Funcionam, todo carregador “Turbo” tem filtros que regulam a potência e isso não vai danificar seu celular ou bateria. O que vai ocorrer é que se seu celular não tiver a tecnologia que permite um carregamento turbo ele não irá carregar mais rápido por conta disso.

8 – Celular muito quente estraga a bateria?

A resposta é sim. Bateria e alta temperatura não combinam. colocar o celular em temperaturas altas fará com que a bateria seja drenada mais rápida, além de diminuir a vida útil dela. Se você usa muito o celular no carro para usar o mapa por exemplo, procure posicionar o celular em um lugar que não pegue muito sol. Então como regra básica, evite superaquecer seu celular.

9 – Baterias explodem?

Esta é uma questão polêmica, mas a realidade é que sim, elas explodem. Tivemos a anos atrás este problema com alguns iPhones e mais recentemente com o Galaxy Note 7. Nestes casos foram um problema de engenharia. Não é comum baterias explodirem, sendo casos isolados.

Todo celular tem um  circuito eletrônico responsável por manter essa temperatura estável, em caso de superaquecimento excessivo ele desliga este circuito  e torna a bateria inoperante. O perigo é este circuito estar com problemas, você usar carregadores piratas, e não tomar os devidos cuidados causando um super aquecimento do aparelho. Estes fatores somados são um perigo sim e por mais improvável que seja deles ocorrem, o seguro morreu de velho.

10 – Depois de um ano a bateria nunca é a mesma, isso é verdade?

Sim, como dito a bateria tem uma vida útil, e todas as ações ditas nas questões anteriores farão com que essa vida útil seja maior ou não. O fato é que depois de um ano, depois de tantas cargas e recargas, sua bateria não terá o mesmo desempenho de quando você a comprou.

Espero ter esclarecido algumas das dúvidas, e aguardo você na próxima semana para mais uma coluna sobre tecnologia.

Um abraço.