Por Meon Em Opinião

Despolitização

Há poucos dias, numa palestra sobre Gestão Democrática nas Escolas, um jovem levantou-se e, inconformado, me falou: "nada muda no país e os políticos são sempre os mesmos desonestos".

A falta de fé e a irritação do moço me trouxeram bastante desconforto, pois é grave ver pessoas tão jovens com sentimentos profundamente derrotistas em relação à política. 

Respondi a ele que a nossa democracia é jovem e várias coisas importantes aconteceram nas últimas décadas. Citei alguns exemplos e mostrei que tudo ocorreu pela luta política de muitas pessoas das gerações anteriores. Ponderei que a luta não pode parar e que todos temos o papel de requalificar e repolitizar a política.

Certa vez Sartre declarou que "um dos principais fatores de despolitização é o sentimento de impotência e isolamento", como estamos vivendo hoje no Brasil.

Esse sentimento derrotista e de impotência em relação à política é um desserviço ao futuro da nação. Aos poucos vamos mentalizando que a política é indigna, coisa ruim e que os políticos somente querem levar vantagens.

urna_eletronica

Abstenções nas urnas revelam desinteresse pela política

Divulgação

O desinteresse pela política tem se revelado, por exemplo, nas enormes abstenções de eleitores nas eleições, com grande ausência às urnas.

Os poderosos da República são favorecidos pela omissão do povo, pela ignorância e apatia de boa parte da sociedade. Eles continuam mandando em tudo e em todos, fazendo o que querem, e o povo fica com este sentimento derrotista, que permite a perpetuação das mazelas praticadas pelos políticos.  

Precisamos explicar mais e melhor o papel da política às crianças e jovens. Afinal, como fazer as mudanças que almejamos sem a política?

Como disse o pensador inglês Edmund Burke, "para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada".

É a falta de participação política que permite manter muitos desses nossos políticos ruins. Para eles, quanto menos o povo se interessar pela política melhor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.