20150406_premiosfxliteratura_1

Evento faz parte do Festival da Mantiqueira

Divulgação

O Prêmio São Francisco Xavier de Literatura chega a sua terceira edição comemorando recorde de inscrições e ainda tentando se consolidar como um meio de fomentar a produção literária na região. Integrante da programação do Festival da Mantiqueira desde 2013, o concurso de contos e poesia reuniu, em 2015, um total de 330 trabalhos (197 poesias e 133 contos), dos quais 18 contos e 20 poesias foram escolhidas para integrar a coletânea que reúne os trabalhos vencedores.

Criado “às margens das políticas públicas”, como define o idealizador do evento, Cristóvão Cursino, o prêmio tem solenidade de premiação marcada para o sábado (11) no prédio da antiga sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) do distrito. Como prêmio, os vencedores levam para casa 20 edições da antologia.

Cursino faz um balanço positivo desses três anos de prêmio que, neste ano, contou com inscrições vindas de 16 estados brasileiros, além de outros países, como Alemanha e Japão. De acordo como idealizador do concurso, aos poucos o evento vem ganhando credibilidade no cenário literário.

“Além do número recorde nas inscrições, o que nos deixou muito feliz foi a participação dos escritores do Vale do Paraíba. Foram 36 inscritos, o que atende nossa proposta de incentivar a literatura regional”, explica.

Para Cursino, não foi apenas a quantidade de inscritos que aumentou, mas a qualidade dos trabalhos avaliados tem evoluído ao passar dos anos. A competição mais nivelada acabou por extrapolar o número de obras selecionadas para a antologia, que, inicialmente, seria de 15 poesias e 15 contos.

“A cada ano a disputa fica mais acirrada porque o nível dos trabalhos tem melhorado. Neste ano tivemos participação de gente muito boa. A reflexão e criatividade sugeridas pelos trabalhos foi o grande destaque”, explica.

Além dos contos e poemas adultos, este ano o livro também traz uma seleção de contos juvenis. Ao todo, o livro reúne cinco trabalhos de escritores menores de 18 anos.

Legislação
Se até agora o objetivo foi consolidar o concurso no calendário da literatura regional, para o ano que vem, a organização planeja articular, junto ao Legislativo, alterações nas leis de incentivo à cultura para valorização dos escritores regionais.

“É preciso trabalhar nas câmaras uma forma de incentivar a rede de educação a inserir as obras dos autores regionais no conteúdo paradidático. Essa seria uma conquista muito importante para dar um salto na produção regional”, conclui.

Festival
A 8ª edição do Festival da Mantiqueira acontece entre sexta-feira (10) e domingo (12). O evento tem como destaques o show de Renato Teixeira e as participações dos escritores Mário Prata, Marçal Aquino, Edney Silvestre, Fabrício Carpinejar.