20150406_premiosfxliteratura_1

Para Cristóvão Cursino (foto), prêmio é oportunidade para autores da região

Divulgação

O corte de verbas do Governo do Estado, que cancelou o Festival da Mantiqueira nesta que seria sua 9ª edição não foi suficiente para abalar a organização do Prêmio SFX de Literatura, que há quatro anos premia contistas e poetas da RMVale e de outras regiões do país.

Este ano a solenidade de entrega e o lançamento do prêmio acontece neste sábado (18), a partir das 10h30, e faz parte do “Encontro na Mantiqueira”, evento realizado pela cena literária de São Francisco Xavier e que substitui o extinto “Festival da Mantiqueira”.

Ao todo, 31 autores, de dez estados brasileiros e uma de Portugal, foram premiados com seus contos e poemas publicados na Antologia do prêmio. Do Vale do Paraíba, autores de São José (quatro), Taubaté (três) e Jacareí (um) foram contemplados.

“Apesar dessa decisão de extinguir o ‘Festival da Mantiqueira’ o que lamentamos muito, o Prêmio SFX de Literatura vai continuar, sem qualquer prejuízo aos participantes e nossos convidados”, afirma o editor Cristovão Cursino, organizador do concurso.

A frente do evento desde seu início, Cursino afirma ainda que sempre cobraram dos organizadores do festival uma participação maior dos autores da região e que o Prêmio SFX continua acontecendo com esse propósito em sua 4ª edição.

 

Homenageadas

Esta edição guardou uma homenagem especial à duas autoras da região: Dyrce Araújo e Sonia Gabriel, ambas de São José dos Campos. As duas ganham menção de destaque na publicação dos contos e poesias deste ano.

“Ser homenageada em uma obra em que tantos se inscreveram e se submeteram a uma avaliação dos seus talentos é um privilégio. Sabendo da qualidade literária das pessoas que fazem parte desse projeto, eu me senti privilegiada e honrada de constar em suas considerações”, enfatiza a escritora Sonia Gabriel.

O “Encontro da Mantiqueira” acontece entre os dias 17 e 19 de junho e é uma iniciativa da comunidade com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Mais informações sobre o evento e a programação podem ser encontradas no site do Encontro.