Ingredientes separados e selecionados (Enric Martinez/Flickr)

Ingredientes separados e selecionados 

Enric Martinez/Flickr

Chega de se preocupar em pesquisar em supermercados, separar e preparar ingredientes, acertar as medidas. A empresa Zigotto de São José dos Campos é a responsável por desenvolver o Cheftime, uma iniciativa para ajudar o consumidor a cozinhas pratos elaborados e sofisticados com muita facilidade sem precisar sair de casa nem mesmo para comprar os ingredientes.

O Cheftime vai realizar a venda on-line e entrega de kits gastronômicos, que são caixas com ingredientes para o preparo de receitas específicas. O modelo surgiu na Europa e rapidamente se espalhou por diversos países. No Brasil, ainda está no início e começa com uma parceria da DiskCook, do grupo IFood, para a logística de entregas, com o Buffet Charlô, para a produção dos Kits.

“O diferencial do Cheftime é que ofereceremos receitas gourmet, criadas por chefs renomados e apresentadas pelos mesmos em um programa divertido e recheado de insights gastronômicos, veiculado semanalmente na internet e em diversas redes sociais. As receitas apresentadas no programa vão compor o nosso menu de kits, que poderão ser adquiridos pela web ou através de nossos aplicativos para celular e tablet, que servirão ainda para ajudar o cliente com o passo-a-passo comentado e cronômetros específicos na hora de cozinhar”, conta o CEO e um dos fundadores da startup, Hugo Godinho.

Um ponto de destaque do Cheftime é a parceria com a ONG Banco de Alimentos, que trabalha com a minimização do desperdício alimentar. Serão disponibilizadas receitas desenvolvidas pela ONG com aproveitamento integral dos alimentos -cascas, talos, sementes, etc. “Temos uma preocupação grande com desperdícios. Por isso, entregamos os ingredientes na porção exata para o preparo das receitas, sem sobrar ou faltar nada. Vale reforçar, também, que para cada kit comprado, o Cheftime fará uma doação para a instituição, em proporção equivalente à porção comprada, contribuindo para a alimentação de mais de 21 mil pessoas”, conta Godinho.

A Zigotto segue no desenvolvimento do projeto. “Já havia trabalhado com a Zigotto por meio do grupo IFood. Para o Cheftime, precisamos desenvolver, a partir do zero, todo o nosso sistema de informações, que será 100% conectado -incluindo e-commerce, produção e marketing, além do próprio website e aplicativos mobile. Acreditamos que eles possuem a competência necessária para esse desenvolvimento, com a excelência que esperamos e precisamos apresentar aos clientes”, afirma Godinho.

O lançamento está previsto para esse semestre, com entregas iniciais na cidade de São Paulo. Há previsão de expansão no mesmo ano para municípios adjacentes e, em seguida, para outras capitais. “Preparamos um modelo de negócios e estrutura que nos permitirá crescer para nos tornarmos rapidamente a referência singular em kits gastronômicos no país, projetando a venda de mais de 100 mil kits por ano ainda nos primeiros anos de operação”, finaliza o CEO.